Aena diz que adotou medidas paliativas e promete solução definitiva com drenagem até 2026; Prefeitura não respondeu

Uma das moradoras relatou que a lama tem invadido casas e garagens, exigindo limpeza diária e gerando gastos extras com água, além de prejuízos materiais (Foto/Reprodução)
Com as chuvas recentes, moradores dos bairros Pontal e Umuarama, em Uberaba, voltaram a relatar lama, alagamentos e acúmulo excessivo de barro nas vias públicas após as obras de ampliação do Aeroporto Mário de Almeida Franco. Os transtornos ocorrem desde o início do período chuvoso, dificultando o trânsito de veículos e pedestres e gerando prejuízos materiais à população.
Segundo ouvintes da Rádio JM, as vias ficam alagadas e cobertas por barro, comprometendo a visibilidade de lombadas e buracos. Em vídeos enviados à reportagem, é possível ver a água cobrindo a pista, com veículos trafegando com dificuldade. Moradores afirmam que, em dias de chuva mais intensa, o acesso às residências chega a ser inviabilizado.
Não é a primeira vez que a situação preocupa moradores da região. No ano passado houve relatos que a lama teria invadido imóveis, causando prejuízos financeiros, necessidade de limpeza diária e aumento nos gastos com água, além de danos materiais. Em uma das denúncias, uma moradora contou que tentou retirar o barro manualmente, com enxada, mas o problema se repete a cada novo episódio de chuva.
Procurada pela reportagem, a Aena Brasil informou que adotou medidas emergenciais e paliativas, de caráter provisório, para minimizar os impactos das chuvas durante a execução das obras. Entre elas estão a criação de caminhos alternativos para o escoamento das águas pluviais entre bacias primárias e secundárias e a construção de bacias de contenção no sítio aeroportuário. Após as chuvas mais intensas, equipes e equipamentos foram mobilizados para a limpeza imediata das vias afetadas, além do reforço do muro, com vedação de fissuras que permitiam o escoamento de água e lama.
A concessionária ressaltou ainda que, após o período chuvoso, estão previstas medidas definitivas já contempladas no projeto de ampliação e modernização do aeroporto, como a conclusão integral do novo sistema de drenagem e das áreas de escape da pista. As intervenções estruturais têm caráter permanente e, segundo a empresa, foram dimensionadas para solucionar definitivamente a situação e elevar os padrões de segurança operacional.
Conforme a Aena, as obras são fundamentais para garantir maior segurança, eficiência e sustentabilidade da operação aeroportuária no longo prazo. Há compromisso firmado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a conclusão da modernização e ampliação do Aeroporto de Uberaba até junho de 2026. As intervenções no sistema de drenagem da pista de pousos e decolagens devem ser finalizadas antes, em março de 2026, prazo que pode sofrer ajustes em razão das condições climáticas.
A administração municipal também foi acionada pela reportagem, mas até o fechamento desta matéria não se manifestou. O espaço segue aberto para manifestação.