
Com o auditório lotado, a programação abordou fatores de risco e proteção relacionados ao sofrimento psíquico, além da importância do reconhecimento precoce de sinais e sintomas. (Foto/Divulgação)
Mais de 200 pessoas participaram, na manhã desta sexta-feira (30), do seminário “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”, realizado no anfiteatro do Centro Administrativo, em Uberaba. O encontro marcou o encerramento da programação educativa do Janeiro Branco no município e reuniu profissionais da saúde, servidores públicos, gestores e membros da comunidade para discutir estratégias de cuidado com a saúde mental no cotidiano e no ambiente de trabalho.
Com o auditório lotado, a programação abordou fatores de risco e proteção relacionados ao sofrimento psíquico, além da importância do reconhecimento precoce de sinais e sintomas. A abertura contou com debate sobre promoção da saúde mental, seguido por palestras conduzidas por especialistas da área.
Um dos destaques foi a atividade voltada aos servidores municipais, com o tema “Reconhecendo e Curando Feridas: promovendo qualidade de vida e saúde mental”, que registrou forte participação do público. Agentes comunitários de saúde, enfermeiros, psicólogos, gerentes e trabalhadores de diferentes setores contribuíram com relatos e reflexões durante os debates.
O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Marçal, avaliou positivamente o encontro. “Os trabalhadores se sentiram cuidados e valorizados. Pelos relatos, perceberam a importância de reconhecer sinais e sintomas de sofrimento mental na vida e no trabalho e se sentiram mais preparados para lidar com situações como estresse agudo, ansiedade e quadros que podem evoluir para a depressão”, afirmou.
Segundo Marçal, a proposta do seminário foi fortalecer o cuidado contínuo e incentivar uma cultura permanente de atenção à saúde emocional, combatendo estigmas e promovendo qualidade de vida ao longo de todo o ano.
As ações do Janeiro Branco em Uberaba se encerram neste sábado (31), com a Caminhada do Instituto Janeiro Branco. A concentração será às 8h, na Praça Rui Barbosa, com saída em direção à Concha Acústica. Durante o percurso, estão previstas atividades de sensibilização, saúde, cultura e acolhimento, abertas à população.