Primeiro grupo de tetro formado por mulheres pretas propõe reflexão sobre dignidade, resistência e ancestralidade, na véspera do Dia da Consciência Negra
A Cor de Yabá, primeira companhia de teatro preto formada inteiramente por mulheres negras de Uberaba, estreia o espetáculo “Amarelo é a Cor da Fome” na quarta-feira (19), às 20h, no Teatro Sesiminas. Inspirada na obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, a peça propõe um mergulho poético e visceral na realidade das favelas brasileiras, abordando as lutas diárias, dores e resistências de uma personagem da periferia.
Com Camila Manoela e Aline Rosa no elenco e direção de Pretta Moreno, a montagem conduz o público por uma narrativa sensível e potente sobre a busca por dignidade, justiça social e pertencimento. A cor amarela, símbolo central do espetáculo, representa tanto a fome que corrói o corpo quanto a fome por afeto, igualdade e transformação.
A estreia acontece na véspera do Dia da Consciência Negra, reforçando a atualidade e a relevância da obra de Carolina Maria de Jesus, uma das vozes mais marcantes da literatura brasileira e símbolo de resistência feminina e negra. Após a apresentação, o público poderá participar do Rolê Cultural, um bate-papo com as atrizes sobre o processo criativo e as inspirações por trás da montagem.
A Cia. Cor de Yabá nasceu com o propósito de valorizar as ancestralidades e evidenciar a arte preta como espaço de resistência e transformação social. O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos e os ingressos estão disponíveis no Sympla.
O projeto foi selecionado e aprovado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2024 - com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB (Lei nº 14.399/2022).