PUJANTE

Natal deve impulsionar vendas e 52% dos comerciantes em Minas Gerais acreditam em aumento de vendas

Data mais importante do varejo impacta 89% do comércio mineiro e aumenta otimismo para dezembro.

Publicado em 26/11/2025 às 19:19
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A chegada do Natal deve fortalecer o comércio de Uberaba e de todo o estado, com 52% dos empresários esperando vendas melhores que em 2024. A data é apontada como a mais relevante para o varejo, influenciando 89% do setor em Minas Gerais.

A pesquisa mostra que 19,2% dos comerciantes esperam repetir o desempenho do ano passado. Entre eles, 56,3% consideraram os resultados de 2024 satisfatórios, enquanto 40% avaliaram como insatisfatórios. Já 17,7% preveem redução nas vendas neste fim de ano.

As expectativas de melhora são motivadas principalmente por confiança no mercado, valor afetivo da data e possível aquecimento do consumo.

Em relação à preparação para o período, 23,5% dos entrevistados já receberam todas as encomendas, enquanto 50,4% finalizaram os pedidos e aguardam a entrega dos produtos. Para 37,1% dos empresários, o pico de movimentação deve ocorrer na segunda quinzena de dezembro, véspera do Natal. O crédito parcelado deve ser o principal meio de pagamento.

Nas compras presenciais, os itens com maior expectativa de saída são roupas, carnes, produtos alimentícios e acessórios. No comércio on-line, roupas também lideram, seguidas por acessórios e calçados.

A análise por segmento revela que todos os grupos pesquisados registraram ao menos 77,8% de impacto do Natal, seja positivo ou negativo, reforçando o peso da data para o varejo mineiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por