
(FotoDivulgação)
O Centro Integrado da Mulher (CIM), em Uberaba, inaugurou nesta quarta-feira (3) uma brinquedoteca para receber os filhos das mulheres atendidas no local. A iniciativa é resultado de parceria com a Mosaic e visa oferecer um espaço seguro e acolhedor para as crianças enquanto suas mães recebem apoio psicossocial, jurídico e social.
O secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, destacou que a brinquedoteca auxilia diretamente no atendimento, mas também chamou atenção para a necessidade de conscientização sobre a violência contra a mulher.
“Às vezes, a violência começa com uma piada e isso gera um efeito cascata que termina em tragédia. Então, cabe a nós, homens, fazermos a nossa parte para que essa cultura da violência deixe de existir”, disse.
A secretária adjunta da Seds, Anna Maia Jampaulo de Andrade, ressaltou a importância da parceria entre o Poder Público e empresas privadas para fortalecer a rede de proteção às mulheres.
“Sabemos o quanto é difícil de se conectar essas pontas, e hoje se criou uma estrutura de rede que funciona, tanto que Uberaba é referência no acolhimento e na condução do combate à violência contra a mulher. E temos muito orgulho dessas parcerias que nos dão tantos resultados positivos”, afirmou.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Uberaba, Fernanda Mendes Silva Salatiel, explicou que o CIM oferece atendimento jurídico, psicológico, assistência social e benefícios eventuais. Com a brinquedoteca, o ambiente se torna mais leve tanto para mães quanto para crianças.
“Tínhamos um espaço, mas precisávamos dessa melhoria, deste ambiente mais leve. Então, só tenho a agradecer à Mosaic por essa parceria. Nosso intuito é que quando os filhos lembrarem que as mães passaram por essa luta, eles também foram acolhidos. E esse espaço é muito importante nesse sentido”, disse Fernanda.
Rayana Kaori Tanaka Hoshino, líder da Rede de Mulheres da Mosaic no Brasil, afirmou que a iniciativa surgiu após uma palestra do CIM para os colaboradores da empresa em 2025. O grupo de voluntários se mobilizou para implementar a brinquedoteca.
“Agradecemos por terem aberto as portas e nos dado a oportunidade de trabalharmos juntos para levarmos esse espaço de acolhimento para as crianças. Como disse o secretário, é muito importante que todos estejam juntos, inclusive os homens, para trabalhar essa transformação. Quando falamos desses debates, estamos falando em salvar vidas”, afirmou Rayana.
Também participaram da entrega a delegada Mariana Pontes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, servidores do CIM, funcionários e voluntários da Mosaic.
Serviço:
O Centro Integrado da Mulher atende mulheres em situação de violência na Rua Luiz Próspero, 242, Parque das Américas, oferecendo atendimento psicossocial, orientações jurídicas e encaminhamentos. Telefone: (34) 3312-9161.
No mesmo endereço funciona a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), responsável pelo registro de boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas. Em caso de urgência, acione Polícia Militar (190) ou Guarda Civil Municipal (153).