DETALHES

Codau apresenta investimentos que ampliam abastecimento de água em Uberaba

Reunião do IEATM detalhou obras no Sistema de Abastecimento do Rio Grande e na Barragem Prainha

Publicado em 28/01/2026 às 22:54
Compartilhar

O presidente da Codau, Rui Ramos, destacou que o crescimento populacional e as altas temperaturas aumentaram a demanda de água, às vezes acima da capacidade de tratamento nos dias mais quentes. (Foto/Divulgação)

O conjunto de investimentos da Codau para o abastecimento de água em Uberaba foi apresentado durante reunião do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), na noite desta terça-feira (27). Engenheiros e arquitetos conheceram detalhes de obras estratégicas, incluindo o Sistema de Abastecimento do Rio Grande e a Barragem Prainha.

O presidente da Codau, Rui Ramos, destacou que o crescimento populacional e as altas temperaturas aumentaram a demanda de água, às vezes acima da capacidade de tratamento nos dias mais quentes. “Uberaba cresceu muito nos últimos anos, com a atração de vários investimentos, o que gerou aumento na demanda de água. Somado a isso, as temperaturas cada vez mais altas também têm impactado nosso sistema de abastecimento”, explicou.

Rui Ramos ressaltou que a Codau ampliou a oferta de água com três novos poços profundos e quatro Centros de Reservação, aumentando em 25% a capacidade de armazenamento. Neste mês, foram iniciadas obras de mais dois poços profundos, que vão acrescentar 120 litros por segundo ao abastecimento.

O Sistema de Abastecimento do Rio Grande será a segunda fonte de água da cidade, oferecendo maior segurança hídrica. A licitação da obra foi publicada, com prazo estendido até 23 de março, conforme solicitação das empresas interessadas. A futura Estação de Tratamento de Água (ETA) será construída ao lado do Centro de Reservação 15, no bairro Recreio dos Bandeirantes, com capacidade inicial de 600 litros por segundo, podendo chegar a 900 l/s.

O diretor de Saneamento, Giovanni Molinero, detalhou ainda a obra da Barragem Prainha, no Rio Uberaba, cerca de 5 km acima da atual estação de captação. A estrutura terá capacidade de quase 2 milhões de m³ de armazenamento e vazão de 1,69 m³/s.

Segundo Cláudio Antônio Oliveira, presidente do IEATM, a reunião foi importante para esclarecer dúvidas técnicas. “Nosso objetivo é sempre colaborar com a equipe da Codau. Todos saíram satisfeitos com as explicações”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por