CINEMA PARA O MUNDO

"Espírito da Cidade Imaginada": Uberaba é tema de filme que será gravado na Bulgária em março

Curta-metragem de Lucas Zacarias mistura ficção e memória, conectando a história e a cultura da cidade mineira às tradições do Leste Europeu

Dandara Aveiro
Publicado em 01/02/2026 às 11:10Atualizado em 01/02/2026 às 11:20
Compartilhar
Lucas Zacarias é diretor, roteirista e produtor executivo, mestre em Cinema Documentário, e premiado por Cabeça de Boi, exibido em festivais como Brasília e Gramado. (Foto/Reprodução/Rede Social)

Lucas Zacarias é diretor, roteirista e produtor executivo, mestre em Cinema Documentário, e premiado por Cabeça de Boi, exibido em festivais como Brasília e Gramado. (Foto/Reprodução/Rede Social)

Uberaba será o ponto de partida simbólico do novo filme “O Espírito da Cidade Imaginada”, dirigido pelo cineasta uberabense Lucas Zacarias. O curta-metragem, no estilo documentário, será gravado entre os dias 21 e 29 de março de 2026 na cidade de Pernik, no interior da Bulgária, e propõe uma reflexão sobre identidade, pertencimento e imaginação, conectando o interior de Minas Gerais ao Leste Europeu por meio de uma narrativa original que mistura memória e ficção. 

A premissa do documentário parte de um episódio pouco conhecido: nos anos 1980, a Prefeitura de Uberaba produziu um dossiê em vídeo defendendo a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 1996. A fita VHS acabou desaparecida, mas foi localizada recentemente em uma biblioteca de Pernik. A partir dessa descoberta, o filme explora se Uberaba, como apresentada na fita, seria real ou apenas imaginária, provocando um diálogo entre realidade e ficção. 

Inspirado no romance O Púcaro Búlgaro (1964), do escritor uberabense Campos de Carvalho, o documentário inverte a lógica da obra literária. Enquanto no livro personagens questionam a existência da Bulgária, no filme são os búlgaros que passam a se perguntar sobre a existência de Uberaba. 

As filmagens acompanharão a cerimônia tradicional búlgara dos Kukeri, em que moradores se vestem com máscaras e fantasias de monstros para afastar maus espíritos e garantir prosperidade. O documentário mostra como Uberaba e Pernik se conectam por meio de elementos culturais, folclóricos e imaginativos, criando um elo simbólico entre duas cidades de continentes diferentes. 

Em suas redes sociais, Lucas Zacarias reforçou a abordagem do filme, cujo objetivo, segundo ele, é cruzar realidade e fantasia, mostrando Uberaba de uma maneira totalmente nova. Além disso, o diretor também destacou a importância do financiamento coletivo. “Este projeto não tem dinheiro público envolvido. Qualquer contribuição, mesmo mínima, é fundamental para que possamos realizar o filme e abrir espaço para futuros projetos de novos artistas da cidade”, afirmou. 

Lucas Zacarias é diretor, roteirista e produtor executivo do projeto. Mestre em Cinema Documentário pela Universitat Autònoma de Barcelona e pela EICTV de Cuba, o cineasta já dirigiu três filmes, incluindo Cabeça de Boi, premiado como Melhor Documentário no Festival Internacional de Curtas de Brasília e exibido no Festival de Cinema de Gramado. A equipe técnica de O Espírito da Cidade Imaginada inclui profissionais de Uberaba, Portugal, Espanha e Bulgária, reunindo experiência em direção de arte, fotografia, som e montagem. 

Além de destacar aspectos culturais de Uberaba, como o espiritismo, a folia de reis, o esporte e as tradições locais, o diretor explica que o filme reforça a importância da imaginação e da criatividade para a construção de narrativas urbanas, mostrando como histórias inventadas podem revelar elementos profundos da identidade coletiva de uma cidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por