Integrar universidade e comunidade externa é uma importante ferramenta de desenvolvimento social. Na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), os projetos de extensão promovem ações educativas e lúdicas, além de atenderem a demandas reais. Neste semestre, 31 projetos estão sendo desenvolvidos em áreas diversas, com temas como luto, escuta terapêutica, contato com animais, hortas, preservação das abelhas, clima, robótica, índice de preços, empreendedorismo e empoderamento, entre outros.
O projeto “Descoberta dos Animais” é uma iniciativa das ciências agrárias que faz grande sucesso entre as crianças. Os eventos proporcionam um momento de interação entre os pequenos e os animais de produção, como galinhas, porcos, vacas, cavalos, cabras e coelhos. A Fazenda Escola da Fazu recebe, especialmente, alunos de escolas municipais para um tour guiado.
A professora e zootecnista Danielle Matarim conduz o projeto juntamente com os graduandos. “A ideia é trazer os alunos para dentro de um sistema produtivo, conscientizando-os sobre a importância do campo e desmistificando esse universo com uma linguagem lúdica e adaptada”, explica Matarim.
A acadêmica de Medicina Veterinária Raffaela Felipe destaca que participar do projeto tem sido uma experiência única. “Por meio dele, nós, alunos da Fazu, apresentamos os diferentes setores da fazenda e mostramos aos visitantes a origem dos produtos agropecuários. Além de ensinar, aprendemos muito com a curiosidade e o entusiasmo deles.”
As atividades extensionistas da Fazu também ocorrem em espaços além do campus e alcançam públicos com perfis diversos. Focado na terceira idade, o projeto “Biografia Autorizada – Escrita Terapêutica” busca acolher idosos do Asilo São Vicente de Paulo. Conduzido pela professora e coordenadora do curso de Psicologia, Sheilla Parreira, o projeto consiste em registrar histórias de vida que serão posteriormente reunidas em um livro.
Ainda dentro da Psicologia, outro projeto em destaque é o LUTHE, que aborda um aspecto do luto muitas vezes ignorado: a perda animal. A iniciativa consiste em um grupo psicoterapêutico de apoio, conduzido por Sheilla e pela professora e médica veterinária Taís Zambarda. O projeto oferece suporte psicológico, técnico e gratuito a tutores que enfrentam o luto pela perda de seus pets, bem como a médicos-veterinários que lidam com essa situação em sua rotina profissional.
Extensão em números
No último ano, 32.833 pessoas de Uberaba foram impactadas pelas ações extensionistas da Fazu. Esse reconhecimento levou a instituição a conquistar o 5º Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, na categoria Ações Junto à Comunidade.
“Os projetos de extensão são a ponte que conecta o conhecimento acadêmico à realidade da comunidade. É por meio deles que o que aprendemos em sala de aula ganha vida, forma e transforma pessoas, gerando impacto social”, ressalta o coordenador de Extensão, Gustavo Stein.