
(Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba apresentou, nesta quinta-feira (30), as ações voltadas ao cuidado integral de pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e à saúde da mulher, durante sessão na Câmara de Vereadores. A reunião atendeu a convite da vereadora Luciene Fachinelli, autora da lei que instituiu a Semana Municipal de Promoção e Proteção à Saúde da Mulher 40+ e o Dia de Promoção e Proteção à Saúde da Mulher 40+.
A médica endocrinologista Elisabete Aparecida Montovani Rodrigues de Resende e a assistente social Maria Cristina Strama, do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), apresentaram o trabalho desenvolvido nas unidades de saúde. O centro realiza o acompanhamento de hipertensos, diabéticos de difícil controle e pessoas com obesidade, encaminhados pela Atenção Básica. O foco é prevenir complicações, garantir tratamento contínuo e promover qualidade de vida.
Também participou da sessão a médica ginecologista do Cerest, Tânia Maria de Oliveira, que ressaltou a importância do cuidado integral com a saúde da mulher em todas as fases da vida.
“A prevenção envolve exames regulares, como Papanicolau e mamografia, além de alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e atenção à saúde mental”, destacou a especialista.
Tânia reforçou ainda a relevância da vacinação, incluindo contra o HPV, e do acompanhamento médico periódico para a manutenção da saúde sexual e reprodutiva.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Ismar Marão, do 2º vice-presidente Thiago Mariscal, do 1º secretário Almir Silva, e dos vereadores Cabo Diego Fabiano, Ellen Miziara, Diego Rodrigues, Anderson Dois Irmãos, Baltazar da Farmácia, Silvana Elias e Ripposati Filho. Também acompanharam os trabalhos Aline Tristão (diretora de Atenção à Saúde), Isabela Lacerda (chefe de Atenção Especializada) e Larissa Bandeira (chefe de Atenção Básica).