(Foto/Divulgação)
As inscrições para o II Congresso de Educação de Uberaba e Triângulo Mineiro estão abertas e seguem até 12 de setembro. O evento será realizado entre os dias 7 e 9 de outubro e, embora traga uma pauta inovadora alinhada à Agenda 2030, já provoca indignação entre professores da rede municipal, que questionam a obrigatoriedade da participação e a reposição de dias letivos.
A programação inclui oficinas em diferentes locais no dia 7, palestras de abertura e encerramento no Centro de Eventos da ABCZ (7 e 9) e a Conferência Municipal de Educação nos dias 8 e 9, no auditório Turmalina da UFTM. O encontro é voltado para toda a comunidade escolar, contemplando professores e demais profissionais da área. Além da UFTM, são parceiros do evento o Sebrae, a ABCZ, o IFTM, a Fazu e a Uniube.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os dias de realização do Congresso serão considerados letivos, o que significa que as escolas não terão funcionamento normal. Para garantir a participação, todos os professores da rede municipal estão sendo convocados.
A obrigatoriedade do comparecimento ao Congresso e a reposição das datas causaram insatisfação entre professores da rede municipal, conforme revelou com exclusividade o Jornal da Manhã.
No novo calendário, divulgado pela Semed, os três dias do Congresso foram incluídos como letivos, mas precisarão ser compensados posteriormente, além do feriado do Dia do Servidor (13 de outubro), que será transferido para os dias 13 e 14, com reposição marcada para sábado (18). O encerramento do ano letivo também foi adiado de 16 para 19 de dezembro.
Professores ouvidos pela reportagem criticaram a medida, afirmando que estarão no Congresso “a trabalho” e não deveriam ser obrigados a repor. Também houve queixas sobre a falta de diálogo, o recesso alterado e o impacto da reposição em um sábado letivo.
Em nota, a Semed confirmou as mudanças e justificou que a reposição é necessária para cumprir os 200 dias letivos exigidos por lei, sem estender o calendário até o fim de dezembro. A pasta destacou ainda a importância do Congresso para formação e valorização dos profissionais da educação.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.edu.uberabadigital.com.br, onde estão disponíveis informações sobre a programação, lista de oficinas e orientações para quem deseja apresentar trabalhos acadêmicos e científicos.