(Foto/Divulgação)
O Sindicato Rural divulgou a programação do 1º Seminário do Cacau em Uberaba, que será realizado no dia 11 de setembro. O evento ocorrerá no auditório do SRU, das 13h às 18h, com sete palestras no total.
Após a abertura, a primeira palestra está prevista para as 13h30, com o tema "A viabilidade do cacau no cerrado mineiro: quebrando paradigmas", ministrada pelo professor da Unimontes, Victor Maia.
A segunda palestra abordará o tema "Mercado mundial do cacau: qualidade e preço", com o gestor de negócios e projetos da Cargill, Marcos Pereira.
Vindo de Barreiras, estado da Bahia, Moisés Schmidt, diretor do Grupo Schmidt e o maior plantador de cacau no Brasil atualmente, palestrará sobre "Rentabilidade e viabilidade econômica da cultura do cacau no cerrado". A presença do produtor é de grande importância para o seminário, visto que o Grupo Schmidt é líder na produção de mudas geneticamente melhoradas para o cerrado e um dos maiores investidores em melhoramento e produção de cacau.
A quarta palestra será "Arranjos produtivos e teto produtivo: o caminho da eficiência na agricultura moderna", com o consultor Aldo Lavine.
Vital para a produção do cacau, o tema irrigação ficará a cargo da empresa Netafim, uma das maiores do segmento. A abordagem será com foco em "A água na medida certa: sistemas de irrigação localizada que transformam a cacauicultura".
Com experiência em produção no cerrado paulista, Carlos Rosa, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São José do Rio Preto, palestrará com o tema "A cacauicultura em São Paulo como alternativa de diversificação sustentável".
Para encerrar, haverá a palestra do projeto de sustentabilidade Agro + Verde, com Harisson Belico, do sistema Faemg Senar, e Weuler Vasconcelos, da Cargill.
Também confirmou presença no evento Antelmo Pinto, produtor de cacau que iniciou a plantação no cerrado a pleno sol há mais de dez anos, no oeste baiano.