O pedido de economia, ganhou contraste após imagens compartilhadas com a reportagem mostrarem uma cena de desperdício no Terminal Oeste (Univerdecidade) onde um funcionário foi visto utilizando mangueira para lavar o piso do espaço (Foto/Reprodução)
Uberaba chega nesta quarta-feira (3) ao décimo dia consecutivo com todos os reservatórios de água abertos, segundo a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). A última vez que houve manobra de fechamento foi no fim de semana dos dias 23 e 24 de agosto. Contudo, os reiterados pedidos de economia feitos pela Codau contrastam com flagrante de desperdício registrado ontem no Terminal Oeste (Univerdecidade), quando uma funcionária da equipe de limpeza foi vista lavando o piso com mangueira.
De acordo com a autarquia, o índice de reservação às 22h de terça-feira (2) estava em 48,4%. Já na manhã desta quarta (3), às 6h, os reservatórios registravam 63,9% de nível, com vazão do rio Uberaba em 1.100 litros por segundo. Mesmo com a sequência positiva, o Plano de Contingenciamento da Seca segue em vigor, prevendo manobras como fechamento parcial, total ou noturno, caso os indicadores apontem necessidade.
O pedido de economia, no entanto, ganhou contraste após imagens compartilhadas com a reportagem da Rádio JM mostrarem uma cena de desperdício no Terminal Oeste (Univerdecidade). Por volta das 14h de terça-feira (2), um funcionário foi visto utilizando mangueira para lavar o piso do espaço, prática que gerou indignação entre usuários do transporte coletivo e ouvintes da rádio.
Questionada, a assessoria da Codau informou que a situação chegou ao conhecimento da companhia ainda ontem. Uma equipe foi imediatamente mobilizada ao terminal para orientar sobre a forma adequada de realizar a limpeza durante o período de contingenciamento em Uberaba. "Foi um comportamento isolado e já foi resolvido, reforça a Codau.
A autarquia reforça que medidas simples no dia a dia como substituir a mangueira pela vassoura na limpeza de calçadas e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas são fundamentais para evitar a necessidade de manobras mais severas e garantir o abastecimento regular durante a estiagem.