
O Cosems reforçou a importância da cooperação entre os municípios e do diálogo contínuo para aprimorar a assistência em saúde, consolidando uma rede regional integrada e eficiente. (Foto/Divulgação)
Foi realizada nesta quarta-feira (28) mais uma reunião do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da Macrorregião Triângulo Sul, com o objetivo de alinhar estratégias e discutir pautas prioritárias para o fortalecimento da rede regional de saúde.
A presidente do Cosems, secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, destacou o balanço dos primeiros 30 dias de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional. Entre os temas abordados, esteve a qualificação dos encaminhamentos para transferência de pacientes, visando organizar a rede, otimizar o fluxo assistencial e garantir maior resolutividade e segurança no atendimento.
Durante o encontro, os gestores receberam orientações técnicas sobre a solicitação de Incremento do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), voltado à implantação de teleatendimento de plantão e retaguarda, com médicos especialistas, para apoio às unidades de urgência, emergência e hospitais da região.
O Cosems reforçou a importância da cooperação entre os municípios e do diálogo contínuo para aprimorar a assistência em saúde, consolidando uma rede regional integrada e eficiente.