TEMPLO

De capela a basílica: a história da padroeira de Uberaba, Nossa Senhora Abadia

Juliana Corrêa
Publicado em 13/08/2025 às 09:54
Compartilhar
Dez anos após ser elevada a santuário, a igreja recebeu o título de basílica, com importância internacional e a responsabilidade de propagar documentos papais desde 2019 (Foto/Reprodução)

Dez anos após ser elevada a santuário, a igreja recebeu o título de basílica, com importância internacional e a responsabilidade de propagar documentos papais desde 2019 (Foto/Reprodução)

Nesta sexta-feira (15) é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Uberaba, com solenidade no Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia. Você sabia que o templo recebeu o título de Santuário Basílica há apenas seis anos? Com informações cedidas pelo Arquivo Público, o Jornal da Manhã conta, a seguir, a história da igreja.

No final do século XIX, Nossa Senhora da Abadia já era cultuada em Uberaba, com festejos e procissões. No entanto, foi em 11 de agosto de 1881 que a Câmara Municipal de Uberaba autorizou a construção de uma capela na Colina da Misericórdia, onde atualmente se localiza a Praça Nossa Senhora da Abadia.

A construção da capela começou no ano seguinte, sendo finalizada em 1899. Entregue aos padres agostinianos recoletos, estes a reformaram e ampliaram. A capela foi elevada ao título de paróquia em 1921, quando sua administração passou para os padres estigmatinos, devido ao aumento do número de fiéis. Quase 20 anos depois, em 1940, o templo ganhou uma torre e uma imagem de Nossa Senhora da Abadia, que passou por restauração em 2020, durante as comemorações dos 200 anos de Uberaba.

A então paróquia foi elevada a santuário em 14 de abril de 1987, tendo sua instalação definitiva em 9 de agosto do mesmo ano, por decreto de Dom Benedito de Ulloa. Em 2009, dois anos após Nossa Senhora da Abadia ser nomeada padroeira de Uberaba, a igreja foi agregada à Basílica Papal de Santa Maria Maior, no Vaticano, com o título de Santuário Nossa Senhora D’Abadia.

Dez anos após ser elevada a santuário, a igreja recebeu o título de basílica, com importância internacional e a responsabilidade de propagar documentos papais desde 2019.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por