A Defesa Civil de Uberaba já encerrou a distribuição das telhas e colchões às famílias atingidas pelos estragos das últimas chuvas em Uberaba.
De acordo com o coordenador Sérgio Campos, moradores dos bairros Residencial 2000, Elza Amui, Primavera, Mangueiras e Abadia receberam 80 telhas de 3,6m cada. “No fim da semana passada entregamos as últimas, com orientação sobre a maneira correta de instalar, pois a colocação foi feita pelos próprios moradores”, afirma. Além desses materiais, duas famílias do bairro Vila Esperança que tiveram prejuízos com as inundações de quarta-feira passada (24) receberam colchões e roupas angariados através de doações.
Em relação às casas dos bairros Elza Amui 3 e 4, Campos afirma que parecer técnico de engenharia da Prefeitura ainda não foi finalizado, mas, como já constatado que os 19 muros que vieram abaixo na quarta-feira não eram constituídos de arrimo, a Defesa Civil vai estabelecer prazo para que a construtora refaça os muros ou termine de derrubar o que sobrou dos danificados. “Do modo como estão representam risco para todos os moradores”, justifica.
Embora a média pluviométrica acumulada do ano, até agora, esteja abaixo do registrado em 2009, 997 contra 471mm, os estragos causados pelas precipitações foram maiores dessa vez. De acordo com a climatologista Wanda Prata, a explicação está no fato de que, nesse início de ano, as chuvas vieram mais rápidas e localizadas. “Somente no fim de semana, por exemplo, desde sexta, caíram 86mm”, explica.
Previsão. Para os próximos dias, a climatologista alerta para a possibilidade de mais chuvas. Segundo Wanda, a Alta da Bolívia, extensa faixa de circulação anticiclônica, se expandiu e desceu, aquecendo o ar e provocando a formação de ciclone. “E está entrando pelo Triângulo. A expectativa é de que chova mais de 50mm hoje e amanhã em toda a região até Patos de Minas”, conta. Enquanto isso, temperaturas variando entre 20º e 26ºC e chuvas ao longo de todo o dia.