CIDADE

Descartado surto de meningite

Publicado em 02/08/2009 às 15:27Atualizado em 17/12/2022 às 05:14
Compartilhar

O tempo seco e a instabilidade da temperatura levam muitas pessoas a procurar os serviços básicos de saúde e consultórios médicos com sintomas variados, como febre e dores de cabeça. Depois de notícias como a da internação do deputado federal Marcos Montes (DEM), que está com meningite bacteriana, a população ficou em alerta sobre a propagação da doença na cidade.

Mas a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica, Eliane de Lacerda Damasceno, descarta a possibilidade de surto e considera normal nesta época o aumento da incidência da doença. Em Uberaba, este ano, foram registrados nove casos da doença bacteriana, sendo dois deles meningocócica e quinze casos de meningite viral.

Ela informa que a população pode ficar tranquila e ressalta a importância de as pessoas diferenciarem a meningite comum da meningocócica, que é o caso mais grave da doença. “Quando se fala em meningite, as pessoas já pensam no mais grave. Elas podem ser apenas viróticas ou bacterianas”, explica. Eliane orienta apenas para que a população fique atenta aos sintomas e procure as Unidades Básicas de Saúde a qualquer sinal da doença.

A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. A transmissão se dá pelo contato da saliva do doente, levando a bactéria ao sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Crianças de até seis anos de idade estão mais vulneráveis a contrair a doença.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por