Devido à recorrência, o local é alvo frequente de reclamações por parte dos moradores, que convivem com o acúmulo de lixo, entulho e mato alto nas vias públicas (Foto/Divulgação)
Entre os mais de 300 pontos de descarte irregular mapeados pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) em Uberaba, um dos mais preocupantes está no Residencial Morumbi, na rua Iraci Cecílio de Araújo. Devido à recorrência, o local é alvo frequente de reclamações por parte dos moradores, que convivem com o acúmulo de lixo, entulho e mato alto nas vias públicas. A autarquia afirma que manutenções são feitas constantemente na região, e que uma nova limpeza pesada está programada para os próximos dias.
Nesta semana, uma ouvinte da Rádio JM denunciou a situação. Ex-moradora da região, ela afirma que o problema é antigo e permanece sem solução efetiva. Outros residentes reforçam a queixa e alertam para o surgimento de animais peçonhentos, como escorpiões, que têm invadido as casas no entorno, colocando em risco a saúde e a segurança da comunidade.
Em nota, a Codau confirmou as informações e destacou que o ponto citado está, de fato, entre os mais recorrentes no município. Segundo a autarquia, o serviço de limpeza pesada no local está previsto para a próxima semana. Já as equipes de roçada e capina devem atuar na área ainda este mês, conforme cronograma.
A companhia reforçou que o descarte irregular de resíduos é proibido e passível de multa, e orienta a população a utilizar os espaços adequados para esse fim. “Na região citada existe um Ecoponto, na rua Cláudio Talarico, 890, aberto das 7h às 18h, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados”.
Para acompanhar o cronograma de limpeza urbana, a população pode acessar os canais oficiais da Codau ou da Prefeitura de Uberaba, onde são divulgadas as programações e atualizações dos serviços realizados em toda a cidade.