ESPÉCIE INVASORA

Produtores rurais do Triângulo Mineiro pedem aprovação de projeto para javalis

Marconi Lima
Publicado em 15/04/2025 às 19:18Atualizado em 15/04/2025 às 20:12
Compartilhar
Espécie invasora, o javali destrói plantações, entre elas as lavouras de soja, milho e cana (Foto/Reprodução)

Espécie invasora, o javali destrói plantações, entre elas as lavouras de soja, milho e cana (Foto/Reprodução)

O javali é considerado uma das 100 espécies invasoras que mais preocupam os produtores rurais no mundo. Segundo a União Internacional da Conservação da Natureza (IUCN), o animal tem trazido sérios prejuízos para a flora, fauna e o agronegócio.

Uma audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir soluções para conter a invasão do animal, principalmente, nas propriedades rurais do Triângulo Mineiro. Minas é o terceiro estado com maior número de municípios com registros da presença de javalis, segundo o relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado em 2022.

Conforme o Sistema Faemg Senar, 198 cidades mineiras já registraram a presença do animal, sendo que 64 delas estão classificadas com “prioridade extremamente alta” para a prevenção no aspecto ambiental, já que possuem áreas com flora e fauna mais sensíveis.

A burocracia enfrentada para a obtenção de licenças de manejo, em especial, para a emissão de licenças para abate, foi um dos problemas apresentados durante a audiência. O vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Weber Bernardes de Andrade, fez um alerta sobre a importância de se resolver a questão.

“É sabido por todos nós que o javali destrói plantações, entre elas as lavouras de soja, milho e cana. Esse animal é uma espécie invasora que traz grandes prejuízos para os nossos produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes proprietários rurais. Então, o objetivo do Sistema Faemg Senar é apoiar, tecnicamente, a Assembleia Legislativa para sensibilizar os nossos deputados estaduais, para que eles possam aprovar uma legislação mais coerente, que nos ajude a acabar de vez com esse problema que tem trazido grandes prejuízos aos produtores rurais”, afirmou.

O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Sacramento e presidente do Núcleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais (SPRs) do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Osny Zago, fez uma apresentação, durante a audiência, com fotos e dados que demonstram o estrago causado pelos javalis nas plantações, nascentes e áreas nativas da região. Para ele, é importante resgatar o Projeto de Lei (PL) 1.858/2023, que autoriza o controle populacional e o manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento.

“Esse PL é muito importante! Precisamos fazer uma convocação para ouvir especialistas e a população e, assim, buscarmos uma solução equilibrada. É fundamental manter um controle para que os javalis não continuem destruindo nossa fauna e flora. Além do mais, eles são portadores de verminoses, consomem adubo, o que representa também um risco para quem consome essa carne”, afirmou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por