(Foto/Divulgação)
Em Belo Horizonte (MG), a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu nesta terça-feira (15) reconhecimento pelos projetos desenvolvidos pelo Município, na 11ª edição do Prêmio Cidades Inteligentes, na Expo BH. A prefeita recebeu ainda a maior honraria das Américas voltada à inovação.
“O Município recebe pelo relevante apoio institucional aos ecossistemas de inovação. Uberaba, afinal de contas, tem um grande Centro de Inovação com uma gestão inovadora, uma gestão que não tem custo para o Município e possui uma ampla conexão com muitas startups e assim fomentando o ecossistema de inovação para as frentes privadas e também públicas", afirmou Elisa.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) foi premiada pelo projeto de Gestão de Arborização Digital - Arbolink. Por meio de pesquisa, o sistema utiliza tecnologias digitais e inteligência artificial para mapear, cadastrar, avaliar, licenciar e monitorar o patrimônio arbóreo da cidade, oferecendo maior eficiência, transparência e segurança para a gestão pública. Essa iniciativa coloca Uberaba como referência nacional na modernização e sustentabilidade urbana.
O projeto inscrito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) consiste na apuração de uma situação problema e apresentação da solução. O projeto “A Gestão da Informação com Foco na Tomada de Decisão”, da Saúde, identificou inconsistências nos dados nutricionais de crianças menores de cinco anos. O erro ocorreu na transmissão de dados ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que registrava peso e idade ao nascer, e não os atualizados.
A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) foi reconhecida pelo “Projeto Carbono Zero”, que visa aplicar a Lei nº 15.042/2024 em Uberaba, estruturando um sistema para monitorar e neutralizar emissões de CO₂. A iniciativa propõe mapear fontes poluentes, incentivar práticas sustentáveis e gerar créditos de carbono. Empresas locais poderão compensar emissões e acessar incentivos fiscais. O sistema garante conformidade com o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) e estimula investimentos verdes. O projeto fortalece Uberaba como referência em sustentabilidade, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Além disso, Uberaba foi homenageada com a Medalha Pan-Americana pelo destaque e apoio aos Ecossistemas de Inovação. A prefeita Elisa recebeu a maior honraria das Américas voltada à inovação. A escolha foi pelo Conselho Consultivo do Fórum Pan-Americano de Inovação. Também foram premiadas as cidades de Belo Horizonte e Ipatinga, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Governo de Minas Gerais, empresas e autoridades. Entre os homenageados, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o deputado estadual Raul Belém e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião.
Mais desenvolvimento - Na capital do Estado, a prefeita cumpriu agenda com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, para dialogar sobre os investimentos nos distritos industriais de Uberaba, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e também sobre as negociações com as empresas aéreas que trafegam em Uberaba.
Elisa participou também do jantar de negócios do Fórum Pan-Americano de Inovação, com prefeitos de Minas Gerais e empresários do Estado. Na ocasião, a prefeita apresentou a ZPE e a Lei de Incentivos do Município para atrair novos empreendimentos para a cidade. O evento contou ainda com um estande da Prefeitura de Uberaba, onde foram apresentadas as potencialidades da cidade.