Estudantes que utilizam o transporte coletivo para chegar ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) têm enfrentado transtornos no momento do embarque. Um usuário relatou que, apesar da formação de fila nos terminais, o ordenamento se desfaz quando o ônibus chega na plataforma, o que dificulta a organização e prejudica aqueles que aguardam para seguir viagem. A empresa responsável pelo transporte público afirma que há fiscais nos terminais acompanhando o embarque dos alunos, enquanto a Superintendência de Transporte diz ter ampliado as linhas para melhor atender o público do IFTM.
A principal reclamação apontada pelos usuários é a suposta ausência de fiscalização para garantir a ordem durante o processo. Os relatos dos estudantes sugerem que os problemas de fluxo e organização no embarque são constantes, levantando dúvidas sobre a eficácia da fiscalização nos horários de maior movimento. Usuários afirmam que, com a quebra da fila no momento da chegada do ônibus, muitos acabam sendo impedidos de embarcar, especialmente nos turnos de maior embarque e desembarque de passageiros.
O Jornal da Manhã entrou em contato com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube) que esclareceu que o atendimento ao IFTM é realizado pela linha 13, com horários ajustados conforme a demanda e revisados com base em informações repassadas pela própria instituição. Atualmente, segundo a empresa, 40 viagens partem diariamente dos quatro terminais da cidade com destino ao campus.
A concessionária afirmou ainda que há fiscais em todos os terminais, responsáveis por acompanhar o embarque dos estudantes. De acordo com a Transube, a organização das filas e do acesso ao coletivo é feita em conjunto com os fiscais da Prefeitura de Uberaba.
A Superintendência de Transporte, vinculada à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também se manifestou sobre as reclamações. A pasta informou que esteve presencialmente no IFTM no primeiro semestre para ouvir as demandas dos estudantes. Após as reuniões, foram disponibilizadas linhas específicas, medida que ampliou a oferta de transporte para o instituto. “Atendendo às solicitações apresentadas, foram disponibilizadas linhas específicas para a instituição, com saídas do Terminal Gameleiras e do Terminal Beija-Flor, além da manutenção da linha que já opera pelo Terminal Univerde, assegurando a continuidade e a ampliação do atendimento aos alunos”, destacou.
Segundo a administração municipal, a equipe de fiscalização atua diariamente nos terminais, oferecendo suporte na organização, orientação aos passageiros e monitoramento das linhas. A Prefeitura também destacou que, durante as reuniões com o IFTM e estudantes, foi reforçada a importância do uso adequado dos espaços públicos e do respeito às regras coletivas.