Rosy, como popularmente é conhecida, será a única representante de Uberaba entre as mais de 40 mulheres negras agraciadas
(Foto/Divulgação)
Única representante uberabense, a empresária Rosemar Jesus de Oliveira será homenageada nesta terça-feira (23) durante a 4ª edição do Prêmio Mulheres Negras que Movem a Terra, que acontece em Uberlândia. O evento é um dos principais reconhecimentos à trajetória de mulheres negras que impactam positivamente seus espaços por meio do empreendedorismo, da arte, da educação, da cultura, do cuidado e da liderança.
Rosy, como é conhecida, iniciou sua trajetória como auxiliar de serviços gerais e, após enfrentar problemas de saúde, encontrou no empreendedorismo uma nova forma de vida. Hoje, comanda um estúdio na área de estética capilar e atua na valorização da beleza negra e da autoestima de mulheres pretas. Para ela, o reconhecimento é mais que especial. "Estou muito feliz e lisonjeada. Meu trabalho está sendo reconhecido e fico feliz em representar Uberaba", disse.
Criado por Alessandra Fabyane, dona da empresa União das Influencers e Empreendedoras e do movimento Conexão Melanina, o prêmio celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, transformando a data em um marco de representatividade e inspiração. Segundo a divulgação da idealizadora, “o Prêmio é mais do que uma cerimônia: é um ato de reconhecimento, um espaço de afeto, memória e valorização da luta e da existência de mulheres negras que transformam o mundo todos os dias”.
A 4ª edição do “Mulheres Negras que Movem a Terra” reafirma a força das trajetórias negras femininas como motor de mudança, resistência e transformação social. A iniciativa busca reforçar a importância de reconhecer e dar visibilidade às trajetórias que inspiram e fortalecem outras mulheres negras pelo país.
Confira a lista completa das homenageadas da edição de 2025: https://www.instagram.com/reel/DLVqhpMJBuB/?igsh=Zm4wY21scmoxNmd6