A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que a interligação entre os Centros de Reservação 8 e 15 exigiu o esvaziamento completo de um dos reservatórios, o que resultou no deslocamento de sedimentos acumulados no fundo da estrutura. A movimentação causou aumento na turbidez da água distribuída em alguns bairros da cidade.
Assim que o problema foi identificado, equipes da Codau realizaram a descarga da água nas redes afetadas e isolaram o reservatório para a conclusão da limpeza. A medida foi adotada como precaução, com o objetivo de manter a qualidade da água fornecida à população.
Pode interessar: Vazão do rio Uberaba cai próximo de nível crítico e reforça necessidade de uso consciente da água
Segundo a companhia, a ocorrência é pontual e atinge apenas os bairros Vila Raquel, Parque das Américas, Jardim Induberaba, Condomínio Damha, Condomínio Terra Nova, Recreio dos Bandeirantes, Jardim Imperador, São Cristóvão, parte do bairro São Benedito, Vila Paulista e Jardim Amélia.
Para minimizar os impactos no abastecimento, a Codau realiza manobras operacionais com o objetivo de atender esses bairros a partir de outros reservatórios. Ainda assim, pode haver intermitência no fornecimento de água, especialmente nas áreas mais elevadas dessas regiões.
A previsão é de que a situação seja normalizada nas próximas horas. A Codau recomenda aos moradores que evitem o desperdício e utilizem com responsabilidade a água armazenada em suas caixas d’água.