O primeiro dia de Encontro de Educadores, promovido pela Prefeitura de Uberaba, reuniu no Cine Teatro Vera Cruz cerca de 1.700 profissionais da área. Políticas Públicas para Educação Básica é o tema principal do evento, voltado para a avaliação do ensino como um todo.
Para a diretora do Departamento de Educação Continuada, Renilda Rosa, a avaliação é um dos elementos do processo pedagógico. “A avaliação não pode ficar de fora desta discussão sem uma reflexão, porque hoje existem vários modelos de avaliação, algumas oriundas do Ministério da Educação e outras do município”, ressaltou.
Renilda enfatizou ainda que não basta aplicar a avaliação, é preciso saber por que se aplica, como e com qual intencionalidade. Na opinião da diretora, a avaliação não é entendida como instrumento de pesquisa e segregação do aluno, mas sim um instrumento de pesquisa e conhecimento das dificuldades dos alunos, das falhas do processo de ensino e dos equívocos do próprio sistema e dos órgãos responsáveis pela Educação.
Representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC abriram o primeiro dia de debates. Hoje, novas palestras serão realizadas dentro do tema proposta e, na segunda-feira, os professores de toda rede municipal vão participar de oficinas nas escolas. Estas oficinas darão aos profissionais oportunidade para fazer uma análise dos resultados das avaliações da escola em que atuam, buscando alternativas de soluções.
Para os profissionais da Educação, estes encontros não são suficientes para melhorar o ensino. Eles entendem que é preciso levar em conta o espaço físico, que é de aprendizagem, bem como a proposta pedagógica e o estilo de gestão.