(Foto/Divulgação)
Com foco na redução do desmame precoce e no incentivo à amamentação, enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde participam de atualização nesta sexta-feira (5), no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism). A atividade é coordenada pela pediatra Cristina Gobbo, do Banco de Leite Humano.
Na quarta-feira (3), o mesmo tema foi discutido em encontro com cerca de 45 agentes comunitários de saúde, que receberam orientações sobre os serviços ofertados na rede pública às gestantes e lactantes.
Segundo Cristina, o aleitamento materno vai além da nutrição. “Fortalece o sistema imunológico, aumenta o vínculo com a mãe, reduz o risco de obesidade e mortalidade infantil. O leite materno é um alimento completo. Por isso é tão importante que todos compreendam que esse é o melhor alimento para o bebê nos primeiros seis meses de vida, sendo recomendado até os dois anos ou mais”, afirmou.
O Banco de Leite Humano oferece orientação e apoio às lactantes para superar dificuldades como fissuras mamárias e ingurgitamento, além de incentivar a doação do excedente para bebês internados. A proposta é que o tema seja levado também às unidades de saúde e comunidades.
O Caism está localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, nº 1.160, no bairro Parque do Mirante.