PRIORIDADE

Instituto Maria Modesto antecipa ala de reabilitação em reforma e prevê início em 2026

Joanna Prata
Publicado em 05/09/2025 às 09:28
Compartilhar
A ala de reabilitação será instalada em um bloco separado, o que permitirá a mobilidade da equipe técnica entre os setores, mas manterá os pacientes organizados conforme os perfis de atendimento (Foto/Reprodução)

A ala de reabilitação será instalada em um bloco separado, o que permitirá a mobilidade da equipe técnica entre os setores, mas manterá os pacientes organizados conforme os perfis de atendimento (Foto/Reprodução)

A reforma do Instituto Maria Modesto (IMM), em Uberaba, terá como prioridade imediata a adequação de uma ala específica para reabilitação de pacientes, o que alterou o cronograma inicialmente previsto para a obra. A informação foi confirmada pelo diretor administrativo da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Frederico Ramos, que destacou a antecipação dessa etapa para permitir o início do novo serviço já em 2026. 

A ala de reabilitação será instalada em um bloco separado, o que permitirá a mobilidade da equipe técnica entre os setores, mas manterá os pacientes organizados conforme os perfis de atendimento. “Mudamos o planejamento para que possamos liberar esses leitos primeiro e, em seguida, continuar a reforma dos demais espaços”, explicou o diretor durante entrevista para o Pingo do J na Rádio JM

A decisão representa uma reconfiguração importante do projeto, que inicialmente previa a ampliação da estrutura com foco exclusivo no atendimento psiquiátrico. Com a nova proposta, o Instituto Maria Modesto avança para um modelo mais integrado à rede pública de saúde, mantendo os atendimentos em saúde mental, mas ampliando sua atuação com novos serviços. 

Além dos atendimentos a adultos, o Instituto também está preparado para receber pacientes a partir dos 12 anos, por meio de regulação, em atendimento a uma demanda encaminhada pela Vara da Infância e Juventude. A maioria dos casos infantojuvenis envolve quadros psiquiátricos associados ao uso de álcool e outras drogas. 

Atualmente, o IMM atende cerca de 45 pacientes por dia em regime de internação psiquiátrica, com tempo médio de permanência entre 15 e 20 dias. A unidade funciona como ponto de estabilização clínica de casos mais agudos, integrando seu atendimento com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), responsáveis pela continuidade do tratamento na rede. 

Em julho, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, já havia anunciado a transformação do Maria Modesto em hospital geral, com previsão de abertura de 25 leitos para pacientes de diversas especialidades. A reforma e ampliação devem demandar cerca de R$ 7 milhões em investimentos, conforme reunião realizada em agosto entre parlamentares e a direção da SEU.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por