(Foto/Divulgação)
A URA 170, na região de Laranjeiras, está recebendo obras de elevação de greide para corrigir pontos de acúmulo de água que comprometem o tráfego no período chuvoso. O primeiro trecho em execução tem dois quilômetros de extensão, entre o antigo posto das Bandeiras, na BR-050, e o entroncamento da fazenda São João.
Nesta fase inicial, os trabalhos concentram-se no transporte e depósito de material reciclável da construção civil, além de cascalho e terra. A estimativa é de utilização de cerca de 300 caminhões para elevar e compactar toda a pista. A previsão é de que o trecho seja fechado por completo a partir de segunda-feira (8), quando começam os serviços de movimentação de terra.
Segundo o secretário do Agronegócio, Luís Renato Tiveron, a obra deve pôr fim aos alagamentos recorrentes. Além da elevação, serão feitas novas curvas de nível e bolsões de contenção para escoar as enxurradas. Ele destacou que a melhoria é essencial para garantir transporte escolar, mobilidade dos moradores da zona rural e escoamento da produção agrícola.
A Sagri também atua em cerca de três quilômetros da mesma estrada, entre as fazendas Sagarana e Matinha. O serviço é realizado em parceria com produtores rurais e empresas como Usina Delta, Alta Genetics e Genex. A proposta é a mesma: elevar o greide e assegurar condições de tráfego durante as chuvas.
De acordo com o produtor José Osmar Denipoti, parceiro da iniciativa, a previsão é concluir o trecho até 12 de setembro. Já a entrega total das melhorias na URA 170 está prevista para este mês.