Segundo o denunciante, no sábado (22), o caminhão de lixo chegou a passar pela região, mas não recolheu os resíduos (Foto/Divulgação)
Falha na coleta deixou lixo de moradores da avenida Lucas Borges, no bairro Fabrício, expostos nas ruas por mais de 50 horas, gerando mau cheiro e atraindo bichos. A situação foi relatada por leitor do Jornal da Manhã e imagens mostram o acúmulo de sacolas plásticas ao longo da via até a rua Delfim Moreira. Ao JM, o Grupo Esse confirmou a situação e justificou como falha no veículo de coleta, aliada à falta massiva de coletores.
Segundo o denunciante, no sábado (22), o caminhão de lixo chegou a passar pela região, mas não recolheu os resíduos. “Normalmente, o pessoal coloca o lixo por volta das 15h, no sábado. O caminhão passou, mas não recolheu. A coleta só foi feita na segunda-feira, já à noite, então ficou mais de 50 horas exposto”, contou.
A reportagem entrou em contato com o Grupo Esse Ambiental Ltda., responsável pelo gerenciamento, coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos em Uberaba. A empresa esclareceu que a falta de coleta no sábado ocorreu devido a um problema técnico no caminhão, causado por uma falha na prensa do compartimento do lixo, o que obrigou o veículo a retornar à base para reparos. Além disso, a ausência de 11 colaboradores no mesmo dia comprometeu a execução do serviço, mesmo que em horário posterior. “Essas duas situações simultâneas impediram o sucesso da jornada. Não voltará a acontecer”, garantiu a assessoria.
Embora tenha sido um incidente pontual, a situação reforça a preocupação dos moradores com a regularidade da coleta na cidade. Nos meses de abril e maio de 2024, o JM também registrou reclamações sobre a falta de coleta no bairro Fabrício, próximo ao cruzamento da avenida Almirante Barroso com a rua Rodrigues Alves, trecho que corta a avenida Lucas Borges.
Na época, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) afirmou que o serviço estava sendo realizado normalmente, conforme indicava o rastreamento dos veículos. No entanto, moradores relataram que, apesar de o caminhão passar, nem sempre a coleta era concluída, resultando em resíduos expostos por longos períodos.
Vale salientar que, no endereço da denúncia, o trabalho dos profissionais de coleta acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e aos sábados o caminhão começa a circular às 16h. Portanto, reclamações desta natureza podem ser registradas pelo telefone 0800 591-6842.
Pode interessar: MP abre procedimento para sanar impasse na coleta de lixo regional