CIDADE

Feriado ddo Dia da Consciência Negra causa revolta no comércio

A grande quantidade de feriados em novembro transformou o mês em “inimigo” dos comerciantes e empresários de Uberaba. A comemoração no dia 20

Fernando Natálio
Publicado em 06/11/2009 às 00:18Atualizado em 20/12/2022 às 09:39
Compartilhar

A grande quantidade de feriados em novembro transformou o mês em “inimigo” dos comerciantes e empresários de Uberaba. A comemoração no dia 20 do Dia da Consciência Negra foi a gota d´água para o surgimento dos protestos mais veementes. Com eles, vieram também as reações dos dirigentes da Aciu.

Com o Dia da Consciência Negra, a cidade terá além deste feriado municipal, outros dois nacionais neste mês: Finados, já celebrado em 2 de novembro, e  a Proclamação da República, no dia 15, único que cairá em um domingo. “Imagina quando o feriado do dia 15 cair em uma quinta e o de 20 de novembro for em uma terça-feira. Haverá um feriadão de quinta a terça-feira.  Teremos muitos prejuízos, pois perderemos as vendas, matrículas, negociações com consumidores na sexta, sábado e segunda-feira”, reclama Beethoven Oliveira, proprietário de uma escola de cursos.

O empresário questiona até “a demora nas reações das entidades classistas”. Para ele, faltou posicionamento mais forte para evitar esta situação. “Cadê a Aciu? Onde estão as lideranças empresariais da cidade, que deixam um absurdo destes acontecer”, desabafa.

Enquanto isso, Vitor Aragão, diretor executivo da Aciu, garante que a entidade irá reagir e tentar mudar este quadro, pelo menos no ano que vem. “Vamos fazer um estudo juntamente com nosso departamento jurídico para encontrar uma solução para este problema. Esta sequência de feriados só atrapalha a cidade e o país. Estamos em um momento que precisamos gerar riquezas e estes feriados vão na contramão desta busca”, analisa.

Para Vitor, o ideal seria colocar este feriado da Consciência Negra no segundo ou terceiro domingo de novembro, para não prejudicar o comércio e a indústria. “Vamos fazer um pedido junto aos vereadores para conseguir isso”, revela. A intenção é conseguir mudanças pelo menos a partir de 2010.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por