
Últimos dias de janeiro e início de fevereiro deve ser de muita chuva, sobretudo entre a tarde e a noite em Uberaba (Foto/Reprodução)
Último fim de semana de janeiro será de chuvas intensas em Uberaba. A expectativa é que o início de fevereiro também siga nessa mesma previsão, com possibilidade de granizo e ventos fortes. As informações são da climatologista Wanda Prata. As temperaturas também devem cair um pouco na região.
De acordo com a climatologista, a instabilidade no tempo é decorrente de um ciclone extratropical presente no litoral sul do Brasil, além da chegada de uma frente fria. Há a possibilidade de formações de novas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que são sistemas meteorológicos causadores de chuvas intensas, contínuas e de longa duração durante o verão no Brasil.
Este conjunto de fatores culmina para a formação de nuvens muito altas e congeladas na parte superior, o que pode acarretar em granizo e ventos fortes na região. “Além disso, a nossa atmosfera está bastante ionizada, então é preciso cautela com a quantidade de descargas elétricas que podem ocorrer. E Formando as Zcas, nós teremos aí um período de cinco dias de chuva significativas”, finaliza a climatologista.
Também ao Jornal da Manhã, a climatologista Alcione Wagner reforça o alerta de temporal e chuva volumosa, com raios, rajadas de ventos e granizo. Segundo ela, as condições devem permanecer até terça-feira (03).
Alcione ainda acrescenta que as pancadas de chuva são esperadas sobretudo no período da tarde e da noite, com previsão de acumulado de até 50mm.