Apesar dos dias mais bonitos e claros, característicos do outono, começou o tempo seco e a baixa umidade. Cuidados com a pele e com a hidratação são essenciais para manter boa saúde, já que o ar seco deve permanecer até as próximas chuvas.
A climatologista Wanda Prata explica que no fim de semana o ar continua seco, com elevação da temperatura. Na parte da tarde, a umidade deve baixar ainda mais e ficar entre 25% e 30%. Ontem, a umidade era de 47% na parte da manhã. O céu claro é outro inimigo. Por causa da falta de nuvens, os raios ultravioletas chegam com mais intensidade.
Wanda diz que não tem previsão de chuva para a próxima semana, mas lembra que os 129mm registrados até o dia 4 de abril estão na média para o mês. “Março teve sete frentes frias com chuva e só duas chegaram na região do Triângulo. Em abril ainda não chegou nenhuma, mas até o fim do mês pode vir uma frente com mais força.”
Para não ter problemas com a baixa umidade e os raios ultravioletas, a climatologista aconselha tomar bastante água, não fazer exercícios pesados à tarde e manter a casa bem arejada. “Quem tem quarto com suíte pode ligar o chuveiro com a água bem quente e deixar a umidade espalhar.” Outra dica é colocar uma toalha molhada nos cômodos pra elevar a umidade.
E por causa do tempo seco, muita gente se besunta de creme hidratante, mas descuida dos perigos com o sol. Com a maior incidência dos raios ultravioletas, o protetor solar e óculos escuros são indispensáveis. “As donas-de-casa, principalmente, têm que tomar muito cuidado. Quando for colocar roupa no varal, sempre ficar de costas pro sol e nunca olhar pra cima pra não queimar a retina”, conclui Wanda.