Empresa afirma que parceria se restringe à prestação de serviço de transporte para apresentação da escola em Uberaba, sem repasse financeiro
O apoio da empresa Gathi Gestão à escola de samba Tom Maior para o Carnaval 2026 se limita à prestação de serviços de transporte para a vinda de integrantes da agremiação a Uberaba e não inclui o deslocamento de moradores do município para São Paulo. O esclarecimento foi feito pela empresa após a divulgação do projeto que prevê a participação de uberabenses no desfile da escola no Sambódromo do Anhembi, o que gerou expectativa sobre a atuação da patrocinadora.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, o diretor de operações da Gathi, Thiago Brito, afirmou que o suporte oferecido ocorre exclusivamente dentro do ramo de atuação da empresa, sem repasse de recursos financeiros ou uso de leis de incentivo. “A gente não está patrocinando o carnaval de Uberaba. Fizemos uma parceria para apoiar no deslocamento dos membros da escola de samba. O nosso patrocínio foi feito por meio do serviço de transporte, apenas”, destacou.
Segundo Brito, a atuação da Gathi envolve o transporte de integrantes da Tom Maior até Uberaba, onde a escola se apresenta no dia 16 de fevereiro, durante a programação oficial do Carnaval da cidade. Para a operação, estão previstos cinco veículos de transporte de passageiros e um caminhão para o deslocamento das fantasias, atendendo cerca de 240 componentes da escola paulista.
“O que nós vamos levar é o pessoal da escola para Uberaba. Até o momento, não houve qualquer solicitação para transporte de moradores de Uberaba até São Paulo”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a empresa não participa da logística interna em São Paulo, como o deslocamento dos integrantes até o local do desfile, nem mantém interlocução com a Prefeitura de Uberaba, atuando diretamente com a agência responsável pela intermediação junto à Tom Maior.
Ao explicar os motivos da parceria, Thiago Brito destacou o histórico da empresa no apoio a eventos culturais e a estratégia de ampliar a presença regional da Gathi. “Sempre apoiamos atividades culturais. Quando surgiu o projeto do carnaval, vimos uma oportunidade de participar sem investimento financeiro, apenas disponibilizando os veículos. Incluisve, esta é uma forma de fortalecer a Gathi na região e mostrar o trabalho da empresa”, afirmou.
Em dezembro, a reportagem divulgou que a escola de samba Tom Maior pretendia levar cerca de 100 moradores de Uberaba para o desfile de 2026 em São Paulo, por meio do projeto “Uberaba em Tom Maior”, que previa cerca de 70 vagas, além de outros participantes que já integram os ensaios da escola. Na ocasião, a diretora-geral de Carnaval e Harmonia, Érica Ferreira, em entrevista à Rádio JM, informou que parte do grupo teria o transporte oferecido pela organização, enquanto os demais arcariam com o deslocamento por conta própria.
Conforme esclareceu a Gathi, no entanto, a parceria firmada não abrange o transporte de uberabenses para o desfile no Anhembi, restringindo-se exclusivamente ao deslocamento dos integrantes da escola paulista para participação na programação carnavalesca em Uberaba.