(Foto/Divulgação)
A Gol Linhas Aéreas informou a suspensão da operação em Uberaba. Ao Jornal da Manhã, a companhia aérea justificou a medida como "ajuste de malha aérea" e não confirmou data para a retomada dos voos operados no Aeroporto Mário de Almeida Franco.
Ouvinte da Rádio JM acionou a reportagem questionando a indisponibilidade dos voos da companhia aérea entre os meses de junho e julho. Diante dos questionamentos, a reportagem também efetuou testes pelo site de vendas de passagens aéreas da Gol e mesmo nos meses anteriores, como março e abril, já não era possível encontrar nenhum voo partindo de Uberaba.
Questionada, a Gol Linhas Aéreas confirmou a suspensão da operação no Aeroporto de Uberaba, justificando ajuste de malha aérea. Segundo a companhia, os clientes impactados serão notificados e reacomodados em outros voos de/para Uberlândia. A Gol ainda reforçou que é possível optar pelo reembolso integral ou crédito para uso futuro.
Por fim, a nota enviada ao Jornal da Manhã pontua que os clientes que adquiriram bilhetes de viagens da GOL de/para Uberaba a partir de 01/06/2025 por meio de agências de turismo devem acionar seus contatos nestas empresas para realizar as tratativas.
"A Companhia seguirá todas as diretrizes da resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e coloca seus canais de atendimento à disposição neste link. https://www.voegol.com.br/atendimento/contatos-atendimento-online", finaliza a nota.
Até então, a Gol Linhas Aéreas operava três voos por semana para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e completaria dois anos em Uberaba em maio, em um Boeing 737 com capacidade para até 186 lugares. Vale lembrar que no início deste ano, foram iniciadas as negociações de fusão entre a Gol e a Azul Linhas Aéreas, que também opera voos em Uberaba. A expectativa é que a proposta seja julgada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A reportagem do Jornal da Manhã acionou a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de Uberaba para posicionamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, uma vez que a decisão da Gol pode impactar diretamente na ascensão do município no que tange ao Geoparque Uberaba.
"A Prefeitura de Uberaba faz esforços junto ao Governo do Estado para viabilizar incentivos visando reverter a decisão da GOL Linhas Aéreas, tanto que no dia 10 de abril, a prefeita Elisa Araújo e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, participarão de reunião no Invest Minas. Objetivo é contar com apoio do Estado nessa empreitada, porém, lembrando que a decisão por suspender os voos é da empresa."
A Aena Brasil também foi acionada pelo JM para posicionamento sobre o assunto. "A Aena seguirá firme no seu trabalho de ampliação da oferta de assentos nos aeroportos em que atua, seja pelo incremento do número de voos, pela busca por novas rotas e por operações em aeronaves maiores. A concessionária mantém contato com os principais operadores do país, representantes de governos e com o trade turístico local. Além disso, para atrair novos voos, a empresa também dispõe de programas de incentivo que premiam as companhias aéreas pelo aumento do número de embarques em seus aeródromos", diz a nota enviada à reportagem.