Os anfitriões do Slam, Vinícius Lobinho, Alessandro Dornelos e Renata Reis (Foto/Divulgação)
A última etapa do Slam Ondaka 2025 acontece neste sábado (20), às 18h, na Casa da Tia Elaine, no bairro Abadia. Sete finalistas vão disputar prêmios em dinheiro e a chance de representar Uberaba na etapa estadual, o Slam MG. A participação é gratuita e as inscrições são feitas na hora.
Os sete poetas que disputam a grande final deste sábado são: Rayene de Sousa, Dandara Helena, Zyan Matteo, João Francisco Trevisan Ferreira, Edson Fernando, Wellington Sabino e Apenas1André.
Rayene diz que se conecta com a poesia por meio da repetição de frases e versos, além de sua fé. Dandara Helena, estudante, cantora e integrante do grupo de rap Brava Rima, descobriu na música e na poesia sua verdadeira forma de expressão após um acidente. Já Zyan Matteo atua na inclusão por meio da arte e do esporte; enquanto Edson Fernando, o Militão, acredita que a educação e a arte são fundamentais para a construção do conhecimento do mundo e de si mesmo.
Dentre os já vencedores em edições anteriores, João Francisco Trevisan Ferreira, que está em sua segunda final no Slam Ondaka, é poeta e ator, e considera a poesia “mais do que verso, mas sua espada e escudo”. Wellington Sabino, autor do livro “Do Tronco ao Enquadro”, já venceu o Slam da Língua Portuguesa (2019) e representou Minas Gerais no Slam BR em 2017 e 2022. E Apenas1André, que vê a poesia como uma forma de “minerar vidas possíveis através da arte”, é campeão mineiro de poesia falada e finalista do Slam nacional.
Slam Ondaka é a primeira batalha de poesias do Triângulo Mineiro e, desde 2017, leva poetas campeões da cidade para competições estaduais, nacionais e internacionais. A disputa consiste na apresentação de poesias autorais de até três minutos, sem uso de objetos de cena ou acompanhamento musical. Cinco jurados sorteados entre o público avaliam as performances de zero a dez. Em caso de empate, rodadas adicionais são realizadas apenas entre os empatados.
O movimento que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980, é conhecido como espaço de expressão autoral e coletiva. No Brasil, existem mais de 250 slams, que elegem campeões para representarem seus estados na etapa estadual (Slam MG) e posteriormente na nacional (Slam BR). O vencedor do Slam BR pode chegar à competição mundial de poesia falada.
O evento é promovido com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Uberaba e Fundação Cultural.