SOCIAL

IFTM capacita mais de 120 mulheres para o mercado durante projeto piloto

Marconi Lima
Publicado em 29/07/2024 às 19:52
Compartilhar

Ao longo dos meses de maio, junho e julho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) capacitou 121 mulheres em situação de vulnerabilidade social nos cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Masseira, Recepcionista, Cuidadora de Idosos e Assistente Administrativa. Essas mulheres estão agora aptas a entrar no mercado de trabalho para exercerem tais profissões.

A ação faz parte do Programa Nacional Mulheres Mil, instituído nacionalmente em 2011 e fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). 

O objetivo do programa é promover formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões. 

Danielle Paoloni, pró-reitora de Extensão e Cultura do IFTM, setor ao qual está ligado o Mulheres Mil, destaca a relevância do programa para as comunidades locais. “O Mulheres Mil é um programa muito importante, que busca promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, o IFTM vem atuando no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade em que estamos inseridos. Em 2025, o programa continua, com vagas sendo ofertadas no IFTM Campus Uberaba e no IFTM Campus Avançado Campina Verde”, relata Paoloni.

Para a oferta dos cursos do Programa Nacional Mulheres Mil, os servidores das unidades levantaram as demandas dos municípios junto às Secretarias Municipais, ONGs, Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Após a definição dos cursos que seriam fornecidos conforme as necessidades de cada localidade, as inscrições para participação ocorreram junto aos Cras de cada cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por