ENSINO

Inclusão amplia demanda por professor de apoio na rede estadual em Uberaba

Superintendente regional diz que público com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento quase triplicou; meta é reforçar capacitação e suporte aos docentes

Débora Meira
Publicado em 28/01/2026 às 12:01
Compartilhar

O aumento no número de alunos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento tem ampliado a demanda por professores de apoio na rede estadual de ensino em Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, afirmou que esse público praticamente triplicou nos últimos anos, com destaque para casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), em um cenário associado ao avanço das políticas de inclusão no ensino regular.

Atualmente, a rede estadual atende cerca de 20 mil alunos no município, sendo aproximadamente 1% com algum diagnóstico. Para acompanhar esse crescimento, Uberaba contou com cerca de 500 professores de apoio em 2025. Em Minas Gerais, a rede estadual encerrou o ano com aproximadamente 26 mil profissionais atuando nessa função. 

A superintendente avalia que a ampliação do acesso à escola regular foi determinante para esse cenário. “Com a inclusão, tivemos uma abertura muito grande para alunos com deficiência ou transtorno”, afirma. Segundo ela, apesar do aumento da demanda, não há déficit de professores especializados, mas sim a necessidade de fortalecer o suporte pedagógico e técnico a quem atua em sala de aula, diante de necessidades variadas entre os estudantes.  

Como resposta, a Superintendência Regional de Ensino tem como uma das metas para este ano ampliar a capacitação dos professores da rede, inclusive daqueles que, mesmo com formação, encontram dificuldades práticas no atendimento às especificidades dos estudantes. Além disso, há acompanhamento psicológico em conjunto com o Núcleo de Apoio Educacional (NAE), inclusive para professores no espectro diagnosticados, que seguem exercendo normalmente suas funções. Segundo a superintendente, não houve registro de situações consideradas preocupantes envolvendo esses profissionais. 

Mais professores de apoio 

Após a etapa online, a contratação temporária de profissionais para atuarem na rede estadual acontece nesta quarta-feira (28) em Uberaba, voltada aos professores de apoio. Na próxima semana está programada a etapa para os demais professores, a partir das 13h, na segunda-feira (2). Ambos os processos acontecem na Escola Estadual Brasil.  

Nesta primeira etapa, o processo atende demandas das escolas e de serviços ligados à educação especial, como Centros de Apoio Pedagógico (CAPs), Centros de Apoio às Pessoas com Surdez (CAS), além de atuação de intérpretes de Libras. 

Em entrevista à Rádio JM, a superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, afirmou que as convocações priorizam áreas com maior necessidade de reposição, especialmente as relacionadas ao atendimento educacional especializado. Segundo ela, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberaba disponibiliza 180 vagas temporárias para o município, distribuídas entre 40 escolas estaduais, e publicou 41 cronogramas de convocação, sendo 27 para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 14 para vagas de Professor de Educação Básica (PEB) em programas como Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e Formação Técnica Profissional.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por