Campanha “Diversão Sim, Importunação Não!” e forças de segurança orientam como denunciar durante a programação de 14 a 17 de fevereiro
Carnaval é rua, encontro e alegria, mas também exige atenção redobrada para que mulheres possam curtir sem medo. Em Uberaba, a folia “Tom Maior na Terra de Gigantes” acontece de 14 a 17 de fevereiro, na Avenida dos Advogados, e o debate sobre segurança feminina entra no centro do planejamento, com medidas de prevenção, acolhimento e orientação ao público. Neste mês de fevereiro, o Jornal da Manhã produz conteúdos especiais sobre o evento, em parceria com a Câmara Municipal de Uberaba.
A festa em Uberaba terá o desfile da Tom Maior, que leva a cidade à Avenida, em São Paulo, mas também terá cores e contornos com bloquinhos e escolas de samba locais dando o ritmo da comemoração. A organização prevê atrações para todos os públicos, de todas as idades, e, por isso, alguns grupos requerem maior atenção à segurança.
Entre eles, as mulheres. Para garantir a proteção feminina, a Delegacia de Plantão da Polícia Civil estará atenta. Segundo a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Mariana Pontes, o efetivo foi reforçado sobre os cuidados especiais ao acolhimento.
Conforme a delegada, o registro de denúncias pode ser feito nas bases da Polícia Militar ou da Guarda Civil Municipal (GCM), sendo os casos automaticamente encaminhados ao sistema da Polícia Civil. Em situações de flagrante, os envolvidos são conduzidos à Delegacia de Plantão. Quando não há flagrante, a vítima pode procurar a PM, a GCM ou a Delegacia da Mulher, no primeiro dia útil subsequente, para formalizar a ocorrência.
A delegada também reforça que a importunação sexual é crime, com pena prevista de um a cinco anos de prisão, quando não se trata de crime mais grave. Em casos de violência sexual, além do registro policial, é fundamental buscar atendimento médico, sendo o Hospital das Clínicas da UFTM a unidade de referência em Uberaba para o acolhimento de vítimas.
Como parte das ações preventivas, a Prefeitura de Uberaba lançou a campanha “Diversão Sim, Importunação Não!”, coordenada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). A iniciativa prevê ações educativas antes e durante o Carnaval, com visitas a bares, academias e locais de grande circulação, além da divulgação de informações sobre prevenção e denúncia.