VÁRIOS PROBLEMAS

Mato alto na porta da UBS e Cemei parado: moradores cobram ação no Girassóis IV

Codau informa que serviço de roçada está programado; obra do Cemei está abandonada e aguardando nova licitação há pelo menos 90 dias

Juliana Corrêa
Publicado em 26/01/2026 às 11:21
Compartilhar
Conclusão da obra do Cemei Girassóis IV já foi adiada diversas vezes (Foto/Divulgação)

Conclusão da obra do Cemei Girassóis IV já foi adiada diversas vezes (Foto/Divulgação)

Moradores do bairro Girassóis IV cobram capina no entorno da UBS Lázaro Moreno e relatam preocupação com o mato alto, que, segundo eles, tem favorecido o aparecimento de animais. A comunidade também reclama da sensação de abandono na região, reforçada pela obra inacabada do Cemei Professor Antônio Bernardes Neto. Procurada pelo Jornal da Manhã, a Codau informou que a Rua Otaviano Francisco da Silva está na programação das equipes de limpeza urbana e deve receber roçada e capina na próxima terça-feira (27). Já a Semed relembra que as obras do Cemei foram abandonadas pela construtora responsável e que novo processo licitatório é preparado. 

Segundo relatos enviados à reportagem, a vegetação alta tem tomado conta da Rua Otaviano Francisco da Silva, principalmente nas proximidades da unidade de saúde e da construção do Cemei Girassóis IV. Um dos moradores afirma que uma cobra foi encontrada recentemente no local e que funcionários da UBS chegaram a pedir ajuda de voluntários para realizar a capina.

Questionada pela reportagem, a Codau orienta que demandas desse tipo sejam registradas pelo canal Fale 115. Em casos de aparecimento de animais peçonhentos, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, para recolhimento seguro.

Além da situação no entorno da UBS, moradores também chamam atenção para o Cemei Professor Antônio Bernardes Neto, no Parque dos Girassóis IV, que segue com obras inacabadas. A unidade já soma mais de quatro anos de atraso e chegou à sétima prorrogação de prazo. Enquanto isso, o prédio segue parado e sem manutenção pública anunciada, aguardando uma nova licitação, cuja publicação ainda não tem data prevista, mas já demora, no mínimo, mais de 90 dias.

Novamente questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação informou que, acerca do Cemei Professor Antônio Bernardes as obras estão paralisadas após abandono do contrato pela empresa responsável e que cerca de 55% do projeto foi executado até a interrupção. Segundo a pasta, as providências administrativas para a rescisão já foram adotadas e a documentação para retomada da licitação está em análise interna. Após a publicação do novo processo, o prazo estimado para conclusão é de seis meses. Apesar disso, a pasta não informou quando isso deve ocorrer.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por