Segundo reclamações enviadas ao JM, a Cemig foi acionada por volta das 18h30 de segunda-feira, mas a ocorrência só começou a ser atendida pelas equipes da companhia na manhã desta terça-feira (14) (Foto/Reprodução)
Moradores de Peirópolis, bairro rural de Uberaba, relataram falta de energia elétrica desde o fim da tarde de segunda-feira (13). A interrupção prolongada no fornecimento causou transtornos a residentes e comerciantes da região turística. A Cemig relatou que ainda não há confirmação sobre a causa da interrupção nem previsão para a conclusão dos trabalhos.
Segundo reclamações enviadas ao JM, a Cemig foi acionada por volta das 18h30 de segunda. Na manhã desta terça-feira (14), a ocorrência começou a ser atendida pelas equipes da companhia. Alguns comerciantes relataram que a energia foi parcialmente restabelecida, mas o fornecimento ainda não voltou à normalidade em toda a região.
Em nota, a Cemig confirmou o pedido de atendimento e informou que equipes da concessionária estão trabalhando no local. Até o momento, a causa do problema e a previsão para o restabelecimento total da energia ainda não foram informadas.
Vale ressaltar que, às 00h32 desta terça-feira (14), ocorreu a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um mecanismo do Sistema Interligado Nacional (SIN) que suspende temporariamente o fornecimento em parte do sistema para evitar colapsos maiores. A situação pode ter contribuído com a falta de energia em Peirópolis, já que o evento afetou o abastecimento em diversos municípios de Minas Gerais, em todas as regiões do estado.
Segundo a Cemig, 99% dos clientes tiveram o fornecimento restabelecido até 1h30, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS), e todos os consumidores atingidos foram religados até 6h12 da manhã. As causas da ocorrência, que também impactou outras partes do país, ainda estão sendo apuradas pelo ONS.
A empresa reforçou que, em situações como essa, a prioridade é restabelecer o serviço no menor tempo possível e de forma segura para todos os clientes. Em ocorrências semelhantes, a Cemig orienta que os clientes registrem oficialmente a situação e, se for o caso, solicitem ressarcimento pelos seguintes canais:
• Cemig Atende: www.cemig.com.br ou aplicativo Android/iOS
• Telegram: bot @cemigbot
• Telefone: 116
• WhatsApp: (31) 3506-1160