DENÚNCIA

Moradores denunciam infestação de escorpiões perto de cemitério em Uberaba: “Todo dia aparece”

Zoonoses afirma que dedetização é ineficaz e reforça medidas de prevenção, mas população cobra ações mais efetivas

Dandara Aveiro
Publicado em 22/07/2025 às 12:39
Compartilhar

“Todo dia aparece escorpião. Tenho uma bebê de 10 meses e não sei mais o que fazer. Já dedetizei, a Zoonoses veio aqui, falou para tampar esgoto, ralos, encanamentos… Mas mesmo assim continua aparecendo”, desabafou uma moradora (Foto/Reprodução)

Moradores do bairro Santa Marta, nas imediações do Cemitério São João Batista, em Uberaba, estão convivendo com o medo constante de escorpiões. Segundo relatos, os animais têm aparecido com frequência dentro das casas, mesmo após dedetizações e visitas da equipe de Zoonoses. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou medidas preventivas e afirmou realizar controle mensal de pragas no cemitério.

Segundo a denunciante, a aparição desses animais sempre ocorreu no bairro, mas que nas últimas semanas, o perigo ficou ainda mais constante. “Todo dia aparece escorpião. Tenho uma bebê de 10 meses e não sei mais o que fazer. Já dedetizei, a Zoonoses veio aqui, falou para tampar esgoto, ralos, encanamentos… Mas mesmo assim continua aparecendo. Dizem que dedetizar não adianta, mas como prevenir se eles surgem de todos os lugares?”, desabafou uma moradora da rua Manoel Felipe de Sousa. Segundo ela, a situação se agravou a ponto de sua mãe cogitar se mudar da casa onde vive há anos.

O temor de que os escorpiões estejam vindo do cemitério também é compartilhado entre os vizinhos. “Sempre teve escorpião por aqui, mas agora parece que está pior. Acho que vem tudo do cemitério”, comentou outra moradora da região.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que realiza orientações constantes à população sobre medidas preventivas. De acordo com a Seção de Controle de Zoonoses, a principal forma de evitar a presença desses animais é manter os ambientes limpos e vedar possíveis pontos de entrada, como ralos, frestas e encanamentos. “Os escorpiões buscam abrigo e alimento. Costumam se esconder em frestas de piso e parede, forros, entulhos, restos de vegetação, materiais de construção e redes de esgoto sujas. A alimentação é composta, principalmente, por insetos atraídos por lixo, restos de comida, alimentos mal armazenados e caixas de gordura sujas”, explicou o setor.

Ainda conforme a pasta, agentes de Zoonoses podem ser acionados pelo telefone (34) 3315-4173. Esse foi o procedimento adotado pela moradora que fez a denúncia, de forma que técnicos estiveram no local e indicaram medidas de controle, mas, segundo ela, as orientações não surtiram efeito.

O Cemitério São João Batista é considerado ponto estratégico e, por isso, recebe visitas mensais para verificação de possíveis infestações de animais peçonhentos. No entanto, a administração reforça que o uso de inseticidas e outros produtos químicos não tem eficácia comprovada no combate aos escorpiões. “A Zoonoses, que segue o Manual de Controle do Ministério da Saúde, esclarece que os escorpiões vivem escondidos por longos períodos, dificultando o contato com o inseticida. Além disso, têm a capacidade de manter os estigmas pulmonares fechados por bastante tempo, o que dificulta ainda mais a ação química”, destacou a nota enviada ao JM.

O setor acrescenta que o uso de produtos domésticos, como inseticidas, raticidas, mata-baratas e repelentes, pode causar o efeito contrário e, ao invés de eliminar os animais, pode forçá-los a buscar novos esconderijos, aumentando o risco de acidentes. “Cria-se uma falsa sensação de segurança, levando à negligência com o ambiente. Por isso, não há comprovação científica sobre a eficácia dos produtos químicos no controle escorpiônico em áreas naturais”, conclui a Zoonoses.

Em caso de acidentes com picadas de escorpiões, a orientação é procurar imediatamente atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Mirante ou São Benedito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por