Alunas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio poderão visitar hoje os três espaços do museu (Foto/Arquivo)
Neste domingo (11), Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, o Museu dos Dinossauros promove atividade voltada para alunas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Durante a atividade, as visitantes vão conhecer os bastidores do museu, incluindo laboratórios e áreas de estudo, com orientação de uma paleontóloga.
Segundo os organizadores do evento, se as condições climáticas permitirem, as escavações do museu serão abertas. Para essa visita, é recomendado o uso de calças compridas e sapatos fechados. Ainda conforme os organizadores, o responsável precisará usar seu próprio veículo para chegar ao local das escavações, que não possui pavimentação.
O Museu dos Dinossauros possui, atualmente, três espaços musealizados, sendo um a céu aberto, o na antiga Estação Ferroviária de Peirópolis e uma mostra no hall da sede do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis CCCP. Nelas se podem observar réplicas em esqueleto, reconstruções em vida, cenários, dioramas, além de um acervo bastante representativo de fósseis dos diversos componentes da biota desta região, em especial os dinossauros. Para melhor atendimento, oferece mediadores treinados para dar explicações e esclarecer dúvidas.
Ciência. Em 22 de dezembro de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu este Dia Internacional, comemorado anualmente, para reconhecer o papel fundamental exercido pelas mulheres e pelas meninas na ciência e na tecnologia, por meio da Resolução A/RES/70/212.
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, é implementado pela Unesco e pela ONU-Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que têm como objetivo fomentar o papel de mulheres e meninas na ciência. Este dia é uma oportunidade para promover, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação de mulheres e meninas nessa área. A igualdade de gênero é uma prioridade global da Unesco, e o apoio a jovens meninas, sua formação e suas habilidades plenas para fazer com que suas ideias sejam ouvidas impulsionam o desenvolvimento e a paz.