A segunda etapa do programa de recapeamento de ruas e avenidas de Uberaba, o Asfalto Novo, continua na fase de captação de recursos e deve ter início em 2027. A previsão é do secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, em entrevista ao JM. Nesta segunda fase, a proposta é levar o recapeamento asfáltico à região central da cidade.
Segundo Arduini, o mapeamento das vias que receberão as intervenções já foi concluído, e a expectativa é de que, na nova fase, o foco seja voltado às principais ruas e avenidas de Uberaba. “Estamos na fase de captação de recursos ainda, estamos com as ruas mapeadas e buscando recursos para o programa Asfalto Novo. A previsão deve ser de que essa segunda etapa se inicie em 2027. Dessa vez, vamos atacar as principais ruas e avenidas, que realmente necessitam de recapeamento”, explicou Arduini.
Durante o primeiro ciclo do programa, iniciado em 2022, o município priorizou os bairros periféricos, avançando em direção às regiões centrais. A estratégia permitiu recuperar 304 quilômetros de vias. O investimento foi viabilizado por meio de um financiamento de R$ 67 milhões junto à Caixa Econômica Federal, conforme divulgado à época.
A segunda fase do programa, segundo o secretário, deve ampliar o alcance do recapeamento para as áreas mais movimentadas e estratégicas, incluindo importantes corredores urbanos. Além disso, Arduini destaca que a Prefeitura de Uberaba pretende instituir um plano de manutenção da pavimentação, a fim de garantir que o asfalto tenha vida útil dentro do prazo técnico, que é entre 10 e 15 anos, e evitar a deterioração precoce das vias.