
(Foto/Divulgação)
O céu de Uberaba reserva um espetáculo para os apaixonados por astronomia neste mês de novembro. Entre cometas, Superlua e chuva de meteoros, haverá diversas oportunidades para quem gosta de observar o firmamento, seja a olho nu ou com instrumentos ópticos.
O Cometa Lemmon, visível de forma discreta nas últimas semanas, se despede neste mês. Ainda será possível observá-lo a olho nu, em uma das últimas chances antes que se afaste do Sistema Solar.
Outro destaque será a maior e mais brilhante Superlua do ano, no dia 5 de novembro. Posicionada na constelação de Áries, a Lua aparecerá 7,9% maior e 16% mais luminosa que uma Lua Cheia comum. O fenômeno ocorre quando a Lua Cheia coincide com o ponto em que o satélite está mais próximo da Terra em sua órbita elíptica.
Para os fãs de estrelas cadentes, a chuva de meteoros Leonídeos atinge seu pico na noite de 17 para 18 de novembro, com estimativa de 10 a 15 meteoros por hora. A atividade vai de 6 a 30 de novembro, tendo o radiante na constelação de Leão. Com a Lua Nova ocorrendo poucos dias depois, a ausência de brilho lunar favorecerá a observação dos meteoros, que poderão ser vistos a partir das 2h30, entre as direções leste e noroeste.
O mês ainda traz encontros celestes entre a Lua e planetas: no dia 2, ela estará próxima de Saturno; no dia 10, se aproximará de Júpiter, na constelação de Gêmeos; e em 29 de novembro, voltará a se alinhar com Saturno. Ambos os planetas podem ser vistos sem equipamentos, mas o uso de telescópios proporciona uma visão mais detalhada — especialmente de Saturno e seus anéis.