Município já conta com 800 profissionais na função, atendendo estudantes com necessidades especiais (Foto/Divulgação)
A falta de professores de apoio tem sido uma demanda recorrente nas escolas municipais de Uberaba, com famílias relatando dificuldades para garantir acompanhamento especializado a alunos com necessidades especiais. Para tentar suprir essa demanda, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pode convocar, na primeira quinzena de outubro, novos profissionais da área. Atualmente, são registrados cerca de 30 pedidos por dia, mesmo a cidade já contando com 800 profissionais na função.
Em entrevista ao Pingo do J, a secretária Juliana Petek reforçou que a ampliação do quadro de professores de apoio é necessária devido ao aumento de alunos com diagnóstico de deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) que demandam acompanhamento individualizado. “Temos um processo seletivo aberto que está sendo finalizado, e provavelmente agora, na primeira quinzena de outubro, começaremos a chamar novos profissionais”, afirmou.
Petek destacou, porém, que o professor de apoio atua como um suporte adicional, e que, mesmo quando não está disponível de imediato, as unidades escolares oferecem outros recursos para garantir a inclusão do estudante no processo de ensino-aprendizagem. “Ele está na escola, tem o seu professor regente e pode frequentar a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com a capacidade da unidade. Então, quando se fala que está faltando um professor de apoio, não é como se o aluno não tivesse nada com relação à educação”, explicou.
Nesse contexto, vale lembrar que, segundo a chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Gismeire Portes, nem todo aluno atípico precisa de professor de apoio. A necessidade é avaliada pela própria escola e confirmada pelo departamento, de forma a assegurar que o suporte seja oferecido apenas quando realmente contribui para o desenvolvimento do estudante. Embora a falta de laudos médicos possa atrasar o atendimento, a rede municipal possui mecanismos de avaliação interna para identificar as crianças que necessitam de acompanhamento, garantindo que o aprendizado não seja prejudicado.
Em audiências públicas recentes, pais de alunos com necessidades especiais relataram casos de espera prolongada por professores de apoio, alguns desde o início do ano letivo. A secretária Juliana Petek destacou que os encontros têm sido proveitosos para ouvir as famílias e compreender as necessidades dos alunos com deficiência ou transtorno do espectro autista (TEA). “Nós recebemos muitos pais e também temos feito atendimentos individuais, no tête-à-tête com as famílias, porque entendemos a necessidade. Só que é importante destacar que esse aluno já está tendo cobertura”, afirmou. A secretária informou que a Prefeitura de Uberaba tem buscado ampliar o quadro de profissionais, mas enfrenta índices de desistência e desafios na seleção, o que reforça a importância da convocação prevista para outubro.