REFORÇO

Novos professores de apoio na rede de ensino podem ser chamados em outubro

Município já conta com 800 profissionais na função, atendendo estudantes com necessidades especiais

Dandara Aveiro
Publicado em 31/08/2025 às 16:40
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Município já conta com 800 profissionais na função, atendendo estudantes com necessidades especiais (Foto/Divulgação)

Município já conta com 800 profissionais na função, atendendo estudantes com necessidades especiais (Foto/Divulgação)

A falta de professores de apoio tem sido uma demanda recorrente nas escolas municipais de Uberaba, com famílias relatando dificuldades para garantir acompanhamento especializado a alunos com necessidades especiais. Para tentar suprir essa demanda, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pode convocar, na primeira quinzena de outubro, novos profissionais da área. Atualmente, são registrados cerca de 30 pedidos por dia,   mesmo a cidade já contando com 800 profissionais na função.  

Em entrevista ao Pingo do J, a secretária Juliana Petek reforçou que a ampliação do quadro de professores de apoio é necessária devido ao aumento de alunos com diagnóstico de deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) que demandam acompanhamento individualizado. “Temos um processo seletivo aberto que está sendo finalizado, e provavelmente agora, na primeira quinzena de outubro, começaremos a chamar novos profissionais”, afirmou. 

Petek destacou, porém, que o professor de apoio atua como um suporte adicional, e que, mesmo quando não está disponível de imediato, as unidades escolares oferecem outros recursos para garantir a inclusão do estudante no processo de ensino-aprendizagem. “Ele está na escola, tem o seu professor regente e pode frequentar a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com a capacidade da unidade. Então, quando se fala que está faltando um professor de apoio, não é como se o aluno não tivesse nada com relação à educação”, explicou. 

Nesse contexto, vale lembrar que, segundo a chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Gismeire Portes, nem todo aluno atípico precisa de professor de apoio.  A necessidade é avaliada pela própria escola e confirmada pelo departamento, de forma a assegurar que o suporte seja oferecido apenas quando realmente contribui para o desenvolvimento do estudante. Embora a falta de laudos médicos possa atrasar o atendimento, a rede municipal possui mecanismos de avaliação interna para identificar as crianças que necessitam de acompanhamento, garantindo que o aprendizado não seja prejudicado. 

Em audiências públicas recentes, pais de alunos com necessidades especiais relataram casos de espera prolongada por professores de apoio, alguns desde o início do ano letivo.  A secretária Juliana Petek destacou que os encontros têm sido proveitosos para ouvir as famílias e compreender as necessidades dos alunos com deficiência ou transtorno do espectro autista (TEA). “Nós recebemos muitos pais e também temos feito atendimentos individuais, no tête-à-tête com as famílias, porque entendemos a necessidade. Só que é importante destacar que esse aluno já está tendo cobertura”, afirmou. A secretária informou que a Prefeitura de Uberaba tem buscado ampliar o quadro de profissionais, mas enfrenta índices de desistência e desafios na seleção, o que reforça a importância da convocação prevista para outubro. 

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