A cerimônia, realizada no anfiteatro do Memorial Chico Xavier, marcou a formatura de 35 estudantes (Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou, na última semana, as certificações de conclusão dos cursos profissionalizantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Uberaba. A cerimônia, realizada no anfiteatro do Memorial Chico Xavier, marcou a formatura de 35 estudantes.
Foram certificados 11 alunos da Escola Municipal Boa Vista, 12 da E.M. Doutor Aluízio Rosa Prata e 12 da E.M. Urbana Frei Eugênio. Os cursos foram ofertados em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e têm o objetivo de incentivar a continuidade da trajetória educacional.
“A Educação de Jovens e Adultos é uma ferramenta essencial para proporcionar novas oportunidades e garantir que todos tenham direito ao aprendizado, independentemente da idade. Nosso foco é atender esse público com dedicação e oferecer condições para que cada estudante possa conquistar seus objetivos e construir um futuro melhor”, destacou a secretária de Educação, Juliana Petek.
O que é a EJA
Anteriormente conhecida como Supletivo, a EJA tem como finalidade democratizar o ensino no Brasil, permitindo a retomada dos estudos e a conclusão do Ensino Fundamental e Médio em menos tempo. A modalidade atende jovens e adultos que precisam conciliar trabalho e estudo, geralmente em turmas noturnas e com carga horária reduzida em relação ao ensino regular.
As matérias seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo acesso ao mesmo conteúdo da escola convencional. A EJA é organizada em etapas: Etapa I, equivalente ao 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e Etapa II, que corresponde do 6º ao 9º ano. Atualmente, em Uberaba, há 53 alunos matriculados na Etapa I e 89 na Etapa II.