Construção da unidade de ensino infantil enfrenta atrasos desde 2021; Prefeitura prepara nova licitação após abandono da construtora
A Semed confirmou a interrupção dos serviços na obra do Cemei Professor Antônio Bernardes Neto devido ao abandono do contrato por parte da empresa responsável pela execução do projeto (Foto/Reprodução)
A construção do Cemei Professor Antônio Bernardes Neto, no Parque dos Girassóis IV, em Uberaba, segue interrompida, sendo alvo de reclamações de moradores sobre a falta de vagas em creches na região. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a empresa responsável abandonou a obra, parcialmente concluída, e uma nova licitação será aberta em breve para retomar os trabalhos.
Um leitor do Jornal da Manhã denunciou que, após anos de paralisação, a construção do Cemei Girassóis 4 continua incompleta. Ele destacou que não vê movimentações de trabalhadores no local e que, enquanto a unidade não é finalizada, as famílias enfrentam dificuldades para conseguir vagas em creches próximas.
A Semed confirmou a interrupção dos serviços na obra do Cemei Professor Antônio Bernardes Neto devido ao abandono do contrato por parte da empresa responsável pela execução do projeto. Em nota, a pasta esclareceu que aproximadamente 55% do escopo físico do espaço foi concluído até o momento do abandono, e garantiu que providências administrativas para a rescisão contratual já foram tomadas.
“As peças de planejamento para a retomada da licitação estão prontas, e no momento passam por análise interna das secretarias envolvidas. Logo após essa fase, o certame será publicado”, informou a secretaria.
O projeto do Cemei no Girassóis 4, iniciado em 2021 com prazo inicial de 10 meses, acumula atrasos sucessivos e aditivos contratuais, incluindo uma prorrogação de seis meses em 2024 por falta de repasses federais e outro de quatro meses sem detalhamento. Previsto, anteriormente, para ser entregue até março de 2023 junto a outros Cemeis, o projeto do prédio de 1.514,30 m² conta com dez salas de estudo, uma sala multiúso e capacidade para 376 crianças em dois turnos ou 188 em período integral, com investimento total de R$ 3,19 milhões, majoritariamente de recursos federais.