CONSOLIDADO

Programa Melhor em Casa fortalece atendimentos domiciliares e cuidados com diabéticos em Uberaba

Equipes multiprofissionais atuam todos os dias para garantir cuidados de saúde a pacientes com dificuldade de locomoção ou que precisam de acompanhamento contínuo

Dandara Aveiro
Publicado em 12/10/2025 às 15:30Atualizado em 12/10/2025 às 15:43
Compartilhar
O serviço tem como objetivo oferecer assistência segura fora do ambiente hospitalar, priorizando a qualidade de vida dos pacientes e o giro de leitos na rede pública (Foto/Divulgação)

O serviço tem como objetivo oferecer assistência segura fora do ambiente hospitalar, priorizando a qualidade de vida dos pacientes e o giro de leitos na rede pública (Foto/Divulgação)

O programa Melhor em Casa, do Sistema Único de Saúde (SUS), vem se consolidando em Uberaba como uma das principais estratégias de cuidado domiciliar, com destaque para o tratamento de feridas de difícil cicatrização, comum em pacientes diabéticos. Segundo a gerente do programa, Larissa Bandeira, o serviço tem como objetivo oferecer assistência segura fora do ambiente hospitalar, priorizando a qualidade de vida dos pacientes e o giro de leitos na rede pública. 

Em entrevista ao JM, Larissa explicou que a iniciativa, criada em 2012, conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudiólogos. Esses profissionais realizam visitas diárias em domicílios, hospitais e UPAs, avaliando casos que podem ser tratados em casa. “O fato da pessoa estar dentro do domicílio é um ponto de qualidade de vida e de assistência, que a gente observa muito nos pacientes que assistimos”, afirmou. 

Entre os atendimentos mais comuns estão curativos em lesões crônicas, como as causadas por diabetes, problemas vasculares e infecções. Nesses casos, a equipe realiza o curativo inicial e orienta a família sobre a continuidade do tratamento. “A gente trabalha com lesões de difícil cicatrização, de característica vascular e de natureza infecciosa. Então, hoje, um carro-chefe do Melhor em Casa é o tratamento à base dos curativos das lesões de difícil cicatrização. E chamamos a responsabilidade da família, porque o programa precisa ter uma referência dentro do domicílio para assumir o cuidado desse paciente”, explicou a gerente. 

Além das feridas, a equipe também presta suporte a pacientes com necessidade de oxigenoterapia, com acompanhamento fisioterapêutico e atualização dos cadastros de usuários que fazem uso contínuo do oxigênio. O serviço mantém ainda articulação com as equipes da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, para garantir o seguimento dos casos que não se enquadram nos critérios do programa. 

O Melhor em Casa funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h, com horários estendidos até meia-noite em algumas situações, e recebe demandas espontâneas por telefone, no número (34) 3325-4790, ou WhatsApp, (34) 99969-7359. “Funcionamos de segunda a segunda, inclusive feriados, com equipe de plantão para prestar assistência domiciliar, orientar famílias e avaliar novos pacientes”, destacou Larissa.   

Para acionar o serviço, o familiar ou responsável deve entrar em contato com a equipe, informar os dados do paciente e apresentar documentos pessoais e, quando possível, relatórios ou exames médicos. Após avaliação, a equipe verifica se o caso é elegível para acompanhamento domiciliar ou se deve ser encaminhado à unidade básica de saúde de referência. 

Segundo Larissa Bandeira, o programa tem se tornado um importante elo entre hospital, atenção básica e família, promovendo assistência humanizada e reduzindo internações desnecessárias. A sede fica na rua Treze de Maio, n° 102, no Centro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por