DEU RUIM

Obra recente é danificada por chuva intensa e Codau executa novo reparo

Autarquia afirma que problema é recorrente em episódios de grande volume de chuva em curto período.

Débora Meira
Publicado em 15/01/2026 às 14:31Atualizado em 20/01/2026 às 11:03
Compartilhar

Imagens feitas pelo ativista Rodney Lemes e enviadas à reportagem mostram os estragos da chuva, prejudicando obra recém-concluída (Foto/Reprodução)

Forte chuva que atingiu Uberaba esta semana afetou a pavimentação asfáltica da rua Rio Grande do Norte, que passou por intervenção recentemente. No local, grandes buracos se abriram no asfalto, mobilizando novamente equipes da Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas), o que levou a questionamentos da população sobre a qualidade da obra anterior. Questionada pelo Jornal da Manhã, a companhia informou que as providências para correção estão sendo concluídas nesta quinta-feira (15).

Imagens feitas pelo ativista Rodney Lemes e enviadas à reportagem mostram os estragos da chuva, prejudicando obra recém-concluída. “Obras mal executadas da Codau, tem que ficar fazendo retrabalhos. Eles concluíram este serviço há 15 dias e, com a chuva, estourou toda a obra”, criticou, ressaltando o desperdício de recursos públicos.

Em resposta à reportagem, a Codau informou que concluiu, nesta quinta-feira (15), a finalização da massa asfáltica da Rua Rio Grande do Norte. A maior parte do serviço já havia sido executada na quarta-feira (14), quando a via foi totalmente liberada para o trânsito de veículos. Além da recomposição do asfalto, a autarquia informou a instalação de três pontos de extravasão em caixas subterrâneas localizadas na subida da rua, visando evitar novos danos em períodos de chuva intensa.

Segundo a Codau, o problema é recorrente em episódios de grande volume de chuva concentrado em curto espaço de tempo, como o registrado na última terça-feira (13). Nessas situações, o canal da Avenida Santa Beatriz atinge sua capacidade máxima, provocando o retorno da água pela rede fluvial da Rua Rio Grande do Norte, interligada ao canal. A pressão da água teria deslocado tampas das caixas subterrâneas, permitindo infiltração e causando o abatimento do asfalto.

A autarquia esclareceu ainda que as chuvas não provocaram danos às redes de drenagem da Avenida Santa Beatriz nem da Rua Rio Grande do Norte. Com a manutenção concluída e a criação dos pontos de extravasão, a expectativa é que a água tenha um caminho adequado para escoamento, reduzindo o risco de novos prejuízos ao pavimento.

Uberaba segue em alerta para chuvas nos próximos dias. A atuação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve provocar instabilidade entre segunda-feira (19) e sexta-feira (23), com volumes elevados de chuva no Triângulo Mineiro, que podem variar entre 100 mm e 200 mm, segundo previsões meteorológicas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por