
Segundo a diretora de Turismo, Maria Aparecida Basílio, o vagão será revitalizado e transformado em uma loja de artesanato, ampliando a experiência do visitante. (Foto/Divulgação)
A Diretoria de Turismo de Uberaba oficializou nesta quarta-feira (28) a doação de um vagão ferroviário, inutilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que será destinado à comunidade de Peirópolis. O anúncio foi feito durante agenda institucional em Brasília, voltada ao fortalecimento do turismo e da economia criativa na cidade.
Segundo a diretora de Turismo, Maria Aparecida Basílio, o vagão será revitalizado e transformado em uma loja de artesanato, ampliando a experiência do visitante. “Esse equipamento vai agregar valor à visitação, criando mais um ponto de interação com a história, a cultura e a produção local”, afirmou. O espaço deverá permitir a comercialização de geoprodutos e gerar renda para os artesãos da associação local.
A próxima etapa inclui a revitalização do vagão, com busca de apoio da iniciativa privada. “Agora, vamos encaminhar toda a documentação para os trâmites internos. Assim que essa documentação for enviada, o Dnit já faz a liberação para que possamos realizar a retirada do vagão”, explicou a diretora.
Ainda em Brasília, a equipe da Diretoria de Turismo participou de reunião no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), onde será assinado um Protocolo de Intenções para apoio à Rota dos Museus Orgânicos. A iniciativa, que será lançada no primeiro semestre de 2026, busca integrar espaços de memória, ciência, cultura e território, fortalecendo o turismo sustentável e ampliando a visibilidade de Uberaba como destino turístico estruturado e inovador.