A Fundação Cultural de Uberaba já está com a verba disponível para fazer o primeiro repasse destinado aos pontos de cultura. A convocação das oito entidades que têm direito à verba foi feita na última quarta-feira. No entanto, nem todas buscaram o benefício.
Os oito pontos de cultura receberam um cheque no valor de R$ 5 mil cada um, e, de acordo com o presidente da FCU, Rodrigo Mateus, o prazo está dentro do estabelecido no convênio que foi assinado pelas entidades. “São projetos de teatro, música, cinema digital e até gastronomia. Essa parceria entre o Ministério da Cultura e a Fundação é a maior descentralização de recursos que já houve e vai ao encontro com de objetivo, que é fomentar a cultura na cidade”, explica.
Para realizar esse repasse, o presidente da FCU conta que foram tomados todos os cuidados necessários. Fizeram várias reuniões com o banco que vai gerir o recurso e palestras sobre prestação de contas e compra de equipamentos foram oferecidas aos responsáveis pelos pontos de cultura. “Nós, da FCU, fizemos nossa parte para que os pontos de cultura possam agir da maneira mais transparente possível”, acrescenta.
Os pontos de cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sociocultural em suas comunidades. Eles não têm um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a parceria entre poder público e comunidade.