A primeira diretoria da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) tomará posse na terça-feira (5). O mandato será de um ano. E a presidência será exercida pela pós-graduanda Patrícia de Oliveira Branquinho Silva e o vice-presidente, Wellington Félix Cornélio, o Zuzu.
De acordo com dados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, são 500 alunos que estão nessa condição na UFTM. De acordo com Wellington Félix, o objetivo é envolver todos os cursos de pós-graduação da entidade. E, ainda segundo ele, há um ânimo muito grande com a criação da associação.
“Estamos vivendo um momento muito importante na UFTM. São ciclos novos. A reitoria faz um processo de reconstrução institucional de toda a universidade. Estamos vivendo novos ares, por isso, chegou o momento de construirmos essa associação tão importante para os pós-graduandos. E nossa intenção é integrar pautas nacionais, juntamente com a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). A ANPG está em constante discussão com o governo sobre ações para incentivo à pesquisa, bolsa de estudos e outras questões que envolvam a pós-graduação”, disse Wellington Félix.
A UFTM oferta cursos de diversas áreas do conhecimento, contando com um alunado de, aproximadamente, oito mil alunos, nos cursos de graduação, pós-graduação e da educação profissionalizante.
A universidade tem forte atuação na área da assistência à saúde, com o Hospital de Clínicas em Uberaba. Também conta com o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, onde estão situados o Museu dos Dinossauros e sítios de escavações paleontológicas, que impulsionam a pesquisa nessa área.